1 -
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
|
DENOMINAÇÃO:
ESCOLA
ESTADUAL “ VISCONDE DA CUNHA BUENO”
ENDEREÇO:
Rua Coronel Joaquim Cintra, s/no.
BAIRRO/DISTRITO:
Distrito de Santa Eudóxia
MUNICÍPIO:
São Carlos – SP
TELEFONE:
16 3379-1178/1206
CEP:
13.579-000
CÓDIGO
CIE: 024600
CÓDIGO
UA: 43432
MANTENEDOR: Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo
PUBLICAÇÕES LEGAIS:
ATO DE AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO:
Decreto 13.529 DOE 16/05/79
ATO
DE INSTALAÇÃO: Resolução SE 70 – DOE 03/08/79
ATO DE DENOMINAÇÃO: Decreto 13.529 DOE 16/05/79
REGIMENTO
ESCOLAR – ATO DE APROVAÇÃO: DOE de
CURSOS OFERECIDOS :
ENSINO
FUNDAMENTAL REGULAR DE 8 ANOS – CICLO I – 4ª. SÉRIES
ENSINO
FUNDAMENTAL REGULAR DE 9 ANOS – CICLO I – 1º. AO 5º. ANO
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1.1.DADOS
COMPLEMENTARES
Diretor
de Escola
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GEANI
RODRIGUES RONCON
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PC
– Ciclo I
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ROSELENE
DO CARMO MORENO
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HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
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MANHÃ
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TARDE
|
NOITE
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Das 6h45
às 11h45
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Das 11h45
às 18h
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TIPOS DE ENSINO QUE A ESCOLA OFERECE
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ENSINO
FUNDAMENTAL REGULAR DE 8 ANOS – CICLO I – 4ª. SÉRIES
ENSINO
FUNDAMENTAL REGULAR DE 9 ANOS – CICLO I – 1º. AO 5º. ANO
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NÚMERO DE CLASSES/ALUNOS
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MANHÃ
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TARDE
|
NOITE
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CLASSES
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ALUNOS
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CLASSES
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ALUNOS
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CLASSES
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ALUNOS
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E.
F. - Ciclo I
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HORÁRIO DE AULAS – ENTRADA E SAIDA
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MANHÃ
|
TARDE
|
NOITE
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E.
F. - Ciclo I
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7h/11h30
|
12h20/16h50
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-
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HORÁRIO DE TRABALHO DA EQUIPE GESTORA
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MANHÃ
|
TARDE
|
NOITE
|
Diretor
de Escola
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2ª.
e 6ª. feira das .8h50 às 13h10
3ª.,
4ª. e 5ª. feiras das 6h50 às 13h10
|
2ª.
e 6ª. feira das 14h10 às 18h
3ª.,
4ª. e 5as. feiras das 14h10 às 16h
|
|
PC
– Ciclo I
|
2ª.
e 6ª. feiras das 7h às 12h
3ª
feira das 10h às 14h
4ª.
e 5as.feiras das 9h às 14h
|
2ª.
e 6ª. feira das 13h às 16h
3ª
feira das 15h às 19h
4ª.
e 5as.feiras das 15h às 18h
|
|
HORÁRIO DE TRABALHO DA SECRETARIA
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||
MANHÃ
|
TARDE
|
NOITE
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7h/13h
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13h/18h
|
-
|
REUNIÃO DA EQUIPE GESTORA
|
||
DIA
|
HORA
|
Nº de PROFESSORES
|
3as. e 5as. feiras
|
14h/16h
|
02
|
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
a) Apresentação
da Escola:
Em 16/05/79 sob o Decreto 13.529, dispõe
sobre criação de Unidade Escolar na Delegacia de Ensino de São Carlos na
Coordenadoria de Ensino de Interior, no município de São Carlos como E. E. P.
G. Visconde da Cunha Bueno.
O ato
de instalação obedeceu a Resolução SE 70
publicada no DOE de 03/08/79.
Modalidades de ensino
ORIGINALMENTE oferecidas:
Ensino Fundamental Regular
de 8 anos - Ciclo I – 1ª a 4ª séries e Ciclo II – 5ª. a 8ª. séries
|
Turnos em que funcionava
ORIGINALMENTE:
( X )
matutino ( ) vespertino ( X )
tarde ( X ) noturno ( )
integral
|
|
Comerciante e agricultor de destaque na
história do distrito de Santa Eudóxia. Atuou em benefício local contribuindo
para a construção de uma estação ferroviária a fim de escoar a produção de
café das suas terras e das terras vizinhas. A estação ferroviária de Santa
Eudóxia era a de número dez entre as estações que compunham o percurso até
São Carlos, onde partia para o porto de Santos, para a exportação. Constituiu
família, atuou para o crescimento econômico local, o qual foi denominado
Distrito de Santa Eudóxia, em homenagem à sua mulher, Eudóxia, muito querida
pelos que compartilharam junto à sua vivência, por sua bondade em ajudar as
pessoas. Contam as histórias que uma escrava da Sra. Viscondessa, preparou um
alimento líquido para sua ama, adicionando veneno, onde esta faleceu. Também
em sua homenagem a igreja local é denominada de Santa Eudóxia, tornando-se
padroeira do Distrito, onde comemoram anualmente, no mês de maio, as
festividades religiosas. A estação, por sua vez, com a escassez na economia cafeeira
deixou de funcionar e foi adaptada, posteriormente para abrigar a escola de
hoje.
|
Em
16/05/1979,
através do Decreto 13.529, passou a ter como patrono VISCONDE DA CUNHA BUENO.
A Escola Estadual “ VISCONDE DA CUNHA
BUENO” atualmente:
A
Unidade Escolar funciona, desde a sua fundação, em prédio adaptado, onde
abrigava a Estação Ferroviária de Santa Eudóxia, que fazia o fluxo do café da
região. As adaptações acontecem até hoje, pois o objetivo é sempre atender as
necessidades da demanda local, baseadas nas diretrizes educacionais do Estado e
da Federação.
A
escola localiza-se num Distrito distante 35 Km do centro do Município de São Carlos. A
Unidade Escolar mais próxima está a 1 Km , denominada E. E. Alice Madeira João
Francisco. Estamos em local tranquilo com reduzido fluxo de transporte em
nossas vias. Nossos alunos são prestativos e respeitadores, seus responsáveis
são trabalhadores atuantes na agricultura, nas indústrias, outros funcionários
públicos, outros no comércio, onde saem pela manhã e retornam ao final da
tarde; boa parte das mães são administradoras do lar e, entre estas, autônoma e
aleatoriamente, prestam serviços caseiros para auxiliar na renda familiar. Em geral, os pais/responsáveis possuem
escolaridade básica. As condições de urbanização como transporte, coleta de
lixo, de esgoto e distribuição de água e energia elétrica tem se mostrado
adequadas e suficientes, o único quesito que
falta à comunidade do distrito relaciona-se ao lazer, quase ausente. O
princípio motivador que temos em nossa escola é o de sempre ampliar a relação
de “pertencimento”, entre os que
trabalham e os que frequentam a unidade de ensino e a comunidade.
O
perfil histórico nos indica a escola com suas particularidades e a comunidade
também com as suas, entre elas temos uma intersecção com tendência de ampliação
ao longo do tempo, por exemplo, uma escola de tempo integral. A existência da
escola atual é dependente de grau de estabelecimento relacional de apropriação
junto à comunidade a qual ela serve, a qual seus servidores, servem, oferecendo
suas contribuições. Quanto mais a população do entorno reconhece a escola como
sua, mais ela se responsabiliza pela conservação, pela não depredação, pelo
zelo da mesma. Em contrapartida a escola ao reconhecer a comunidade pode
proporcionar melhorias em ações referentes ao lazer, as condições de
urbanização e ambientais.
O
corpo docente é qualificado e na sua maioria efetivos concursados, porém não
permanecem, em sua maioria, na Unidade Escolar, devido à localização e, então
utilizam-se dos afastamentos permitidos por lei. Os professores contratados são
orientados a seguirem as linhas norteadoras do contexto da Unidade Escolar. O
módulo de funcionários é completo para a
operação e funcionalidade integral da escola. Apesar de todo recurso
humano existente e do benefício do ALE (adicional local de exercício com
porcentagens diferenciadas entre docentes e funcionários), porém os desejos das
remoções são constantes, devido à localização da escola.
b - Linhas Básicas da Proposta
Pedagógica:
Através
dos resultados do SARESP/IDESP/IBEB e dos indicadores finais, a comunidade
escolar elenca metas e ações para o fortalecimento da qualidade do ensino
oferecido.
De tal forma, a Unidade Escolar em seu
Projeto Político Pedagógico, revisitado todo início e meio de ano letivo e em
momentos oportunos, trabalha em função de buscar que seu educando:
- Amplie
suas habilidades: cognitiva, física, afetiva e ética.
- Tenha
acesso aos conteúdos, viabilizando a aquisição e desenvolvimento de
habilidades inerentes à sua inserção
social.
- Domine
a língua materna e saia do Ciclo I plenamente letrado, estando habilitado para,
em processo de educação permanente, adequar-se às constantes modificações da
sociedade e das inovações do mundo do trabalho.
- Alcance
sua identidade pessoal.
- Conheça e construa valores.
- Uma
atuação ética, crítica e participativa na sociedade, no âmbito cultural, social
e político.
- Conheça
e busque manutenção da cultura de sua comunidade e da cultura brasileira.
E
que esse educando conte com um Professor
que tenha consciência:
- de
que a aprendizagem deverá ser significativa para os alunos – eles precisam
saber por que e para que estão aprendendo algo.
- de
que a aquisição de conhecimento pelos alunos envolve um complexo processo de
reorganização e construção mentais para assimilar e interpretar os conteúdos
escolares.
- das
diferenças individuais e respeite-as.
- da
importância da proposição de problemas, desafios, que estimulem o aluno a elaborar
hipóteses e experimentação.
- de
que o erro faz parte do processo de aprendizagem e pode servir como ponto de
partida para a construção do conhecimento.
- que
ouça e principalmente valorize o que ouviu de seu aluno como alicerce ao trato
de temas que objetiva trabalhar.
- da
importância de conhecer cada aluno, sua história de vida, seus conhecimentos
prévios.
E
que esse professor trabalhe com Conteúdos
referentes e desenvolvidos:
· em
conceitos, informações e vivências de situações relacionadas a cada área do
saber.
·
aos procedimentos básicos de estudo, de produção de conhecimento, ao saber
fazer: como organizar um trabalho, como realizar uma pesquisa, porque revisar
um texto antes de entregá-lo, como construir uma argumentação, etc.
·
com valores e atitudes presentes não só nos conteúdos escolares, mas também nas
relações entre pessoas no convívio escolar.
E
que no cotidiano escolar se pratique uma
Avaliação que busque:
-
não somente o domínio do conteúdo, mas que sirva de mediação ao desenvolvimento
das habilidades, um detector de aprendizagem.
- a
indicação à pratica docente dos ajustes necessários ao processo educativo.
- explorar
e valorizar os diferentes pontos de partida entre os alunos.
- ser
elemento mediador das dificuldades dos alunos trabalhando-as de forma diferenciadas.
- ser
continua e diversificada.
c. Análise / Avaliação dos Processos de Gestão (5
dimensões)
c.1 – Gestão de
Pessoas:
A
equipe gestora desta escola trabalha com uma comunidade escolar parcialmente
participativa. Professores e funcionários são mais participativos e envolvidos
com o projeto pedagógico. Alunos e pais ainda precisam de um envolvimento
maior. Nossos esforços não estão sendo suficientes para atender às expectativas
da equipe gestora, a qual prioriza as questões pedagógicas em todos os
sentidos, tanto com professores e funcionários, orientando-os sobre
comportamentos adequados de atendimento à clientela escolar e legislação e
normas, quanto à presença nos cursos de atualização/formação. Percebemos muitas
trocas de informações entre os professores e funcionários e um grande
compromisso de todos eles quanto à qualidade do trabalho que realizam. São
pontuais e cumprem com grande responsabilidade suas funções.
Os
conflitos que surgem são solucionados a contento, permitindo o crescimento de
todos os envolvidos, através da mediação da equipe gestora e da conscientização
das devidas responsabilidades.
Os
diversos segmentos da comunidade escolar são rotineiramente consultados pela
equipe gestora, sempre que alguma
mudança ou alteração de rotinas acontecem. Fazemos reuniões conjuntas do Conselho de Escola e Associação
de Pais e Mestres e também nas Horas de
Trabalho Pedagógico Coletivo com os
professores e também em reuniões com os funcionários.
De
forma geral, os pais da APM e do Conselho de Escola são participativos,
colaboradores e atuantes, bem como os alunos do Grêmio Estudantil, os
representantes de classe e os demais alunos.
O
Regimento Escolar, bem como as demais normas regulamentadoras das atividades
escolares são discutidas com os envolvidos, de forma que ninguém possa alegar
ignorância. Para a comunidade ingressante a reunião para os respectivos
esclarecimentos acontece sempre no primeiro dia letivo do ano.
O serviço de atendimento a pais e
alunos é feito com muita eficiência e presteza pela equipe gestora da escola e
pelos funcionários da administração, secretaria e agentes de organização
escolar. A secretaria está sempre pronta para fazer os atendimentos na medida
das solicitações dos pais, dos alunos, dos professores, dos funcionários, ou
dos órgãos superiores.
Conversamos muito com os alunos e
seus pais sobre comportamentos, atitudes e aproveitamento escolar e demais
dificuldades que os mesmos apresentam, visando mudanças comportamentais
calcados em compromissos.
Divulgamos
experiências bem sucedidas, como forma de reconhecimento dos trabalhos da
equipe escolar e incentivo a futuros projetos.
c.2
– Gestão Participativa:
A Gestão Participativa ainda é algo a ser conquistado. Estamos
em fase de construção. Os pais embora participem das instituições auxiliares da
gestão escolar, ainda não se sentem a vontade para atuar efetivamente na
construção da Proposta Pedagógica da Escola. Percebemos na grande maioria dos
pais, uma confiança muito grande nos trabalhos da escola, deixando, portanto,
somente para ela a educação dos filhos, o que dificulta sobremaneira nosso
trabalho.
Os
membros que compõem o Conselho de Escola, APM e Grêmio Estudantil são
participativos e comprometidos com as metas e objetivos da escola. Há muito
interesse em compartilhar as ações nas quais são envolvidos, havendo entre eles
constante comunicação, onde a transparência das ações e serviços prestados pela
equipe gestora gera um elo de confiança e tranquilidade entre toda a comunidade
escolar.
Por
ocasião do Planejamento Escolar, no início do ano, é trabalhado o Projeto
Pedagógico da Escola com os professores, e também quando entra algum professor
novo, de tal forma que eles se integram e se adequam à nossa realidade.
Nas
horas de trabalho pedagógico coletivo os professores recebem orientações e
informações sobre os objetivos da escola e dos projetos em desenvolvimento,
além de se integrarem quanto à programação da Oficina Pedagógica da Diretoria
de Ensino. É dado espaço de interação aos docentes para que possam socializar
as informações recebidas nas Orientações Técnicas e para que busquem
coletivamente possíveis soluções para enfrentar os problemas das rotinas
diárias.
A
escola utiliza-se de espaços internos e externos para dar informações aos alunos, seus pais e
comunidade, bem como faz a divulgação de trabalhos dos alunos no corredor da
escola.
c.3 – Gestão Pedagógica:
A Gestão Pedagógica realizada na escola, busca
um trabalho comprometido envolvendo todos os elementos constitutivos da
comunidade escolar, tendo como meta um ensino voltado aos interesses dos alunos
com fundamentação atualizada e disponibilizada a todos.
A
participação pedagógica envolve a todos, através de um sistema de comunicação
constante, direta e indiretamente mostrando os serviços prestados, dando a
todos oportunidades para sugestões, solicitações, oferecimento de serviços e idéias.
As
reuniões no início do ano, as bimestrais, as assembléias gerais, os projetos
desenvolvidos, comunicados e festas, são todas excelentes oportunidades de
chamamento dos pais / responsáveis para um trabalho de parceria em prol do
sucesso do coletivo escolar.
Com
o objetivo de amparar o alunado, é
disponibilizado semanalmente um horário para atendimento aos pais /
responsáveis junto aos alunos que necessitam de maior assessoria da família,
por motivos vários, tais como saúde, assiduidade, dificuldades de aprendizagem,
etc.
O
professor como mediador e estimulador, busca atualização constante de sua
atuação docente competente e responsável, criando assim um ambiente favorecedor
do desempenho de educadores comprometidos com uma escola pública que produza
individual e coletivamente a realização efetiva da educação popular,
trabalhando em suas aulas o heterogêneo, oportunizando e oferecendo ensino
diferenciado e inclusivo a todos os alunos indistintamente.
Quanto
à avaliação, a mesma envolve a análise do conhecimento adquirido pelo aluno e
também dos aspectos formativos, através da observação constante de suas
atitudes, referentes à assiduidade, atividades pedagógicas e responsabilidades
como educando, prevalecendo sempre os aspectos qualitativos sobre os
quantitativos.
Nos
HTPCs, desenvolve-se um trabalho voltado para o intercâmbio de experiências,
levantamento de problemas educacionais pontuais, onde se disponibilizam
recursos materiais e humanos que possam subsidiar a análise e solução dos problemas
apresentados.
c.4 - Gestão de
Recursos Físicos e Financeiros:
A Gestão dos Recursos Físicos e
Financeiros é realizada com a colaboração de todos os órgãos auxiliares da
administração escolar: APM, Conselho de Escola, Grêmio Estudantil, funcionários
e professores da Unidade Escolar.
Sempre
que a equipe gestora detecta alguma necessidade de intervenção nas instalações
físicas ou equipamentos da unidade escolar, esta procura discutir com a
comunidade escolar a real necessidade de tal intervenção, bem como procura
adequá-las aos recursos disponíveis que são: manutenção do prédio e
equipamentos, recebidos através do convênio da APM com a Fundação para Desenvolvimento
da Educação (FDE). Recebemos também, uma vez por ano, do Ministério da Educação e Cultura (MEC),
através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a verba Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para
uso em materiais de consumo e permanentes. Recebemos ainda, da Seção de
Finanças da Diretoria de Ensino, verbas de Despesa Miúda de Pronto Pagamento
(DMPP) e Material de Consumo e Manutenção de equipamentos. Eventualmente a
Diretoria de Ensino realiza compras centralizadas de material e distribui para
as escolas.
Eventualmente,
a escola recebia através da APM, verba da Prefeitura Municipal de São Carlos
para atendimento das necessidades da U. E.. Já estamos em dois anos
consecutivos sem o recebimento da mesma.
A
vida funcional dos professores e funcionários está regularizada e atualizada,
sendo prontamente atendidas as demandas dos mesmos.
A
escola dispõe de quadra de esportes, o
que melhora a prática da educação física / esportes e realização de atividades
em local coberto. Dispomos ainda de Sala Ambiente de Informática (SAI)
conjugada com sala de leitura, pátios, refeitório, jardim e quatro salas de aula que são utilizadas nos
dois períodos, manhã e tarde. Para o ano de 2013 necessitaremos de mais um
ambiente denominado e disponível como sala de aula, devido à entrada da demanda
ingressante no 1º. ano do ensino fundamental de nove anos e das adequações que
já fazemos desde a implantação do ensino fundamental de nove anos em nossa
unidade escolar.
Desde
de 2007 esta escola não participa do Programa Escola da Família, ficando a
escola fechada nos finais de semana, salvo nos sábados e ou domingos que são
realizadas atividades culturais e/ou comemorações cívicas obedecendo o
calendário escolar.
A
conservação, a higiene e a limpeza dos ambientes é realizada por empresa terceirizada,
que mantem uma funcionária para sanar as necessidades básicas.
c.5
– Gestão de Resultados Educacionais:
A escola tem como tradição, realizar
uma primeira reunião com os pais nos primeiros dias de aula. Esta tem o
objetivo de realizar o primeiro contato entre o professor da classe com os
responsáveis pelos alunos. Nela são passadas as rotinas da escola, como por
exemplo: dinâmica da rotina escolar, lição de casa diária com atividades de
leitura e escrita e como aprimoramento dos conteúdos aprendidos em classe;
disposição da escola para atendimento
aos pais; incentivo à participar da merenda escolar ressaltando que para a
realização da mesma dispomos de balcão térmico para o sistema self-service com
o objetivo de não haver desperdício de alimentos, bem como utilizamos
prato e canecas de vidro temperado e talheres de metal (garfo, faca,
colher e colher de sobremesa); a importância da participação intensa dos pais
na vida escolar do educando; a participação dos pais nas instituições
auxiliares da gestão escolar (APM e Conselho de Escola); a importância da
assiduidade e empenho dos alunos na escola. Aos alunos com baixa frequência os
pais são orientados e, na necessidade notificados oficialmente pela escola para
que se justifiquem as faltas. Casos abusivos e injustificados de faltas, serão
encaminhados ao Conselho Tutelar para providências da família.
3.
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA:
A
E. E. “Visconde da Cunha Bueno” atende uma clientela bem variada, com classes
heterogêneas, com diferentes níveis de aprendizagem e faixa etária variando de
06 a 10 anos.
De
modo geral, nossa clientela apresenta conhecimentos que a própria vida familiar
transmitiu, cabendo à escola adequar e introduzir novos conceitos, através do
uso de métodos criativos, para despertar o interesse e ganhar a confiança da
criança, buscando um ponto de partida mais ou menos homogêneo para dar
continuidade às atividades desejadas.
O
incentivo à participação dos pais na vida escolar da criança tem contribuído
bastante para que os resultados delineados pelos professores sejam alcançados,
pois colocamos os pais/responsáveis como elo de ligação entre escola e família para o bom desempenho do aluno.
Nossa
clientela reside em sua maioria em casa própria, com os pais ou com um dos
responsáveis. O nível de escolaridade destes responsáveis é de 1º grau incompleto
ou 2º grau incompleto com profissões e crença religiosa das mais variadas. A
maioria não possui plano de saúde, nota-se que há hábitos saudáveis de
alimentação e higiene. Poucas famílias têm o hábito da leitura e atividades de
lazer rotineiras. As crianças apresentam boa conduta e relacionam-se bem entre
si, não apresentando grandes dificuldades
em seguir linhas de condutas estipuladas pela escola ou pelos professores. A
grande maioria já entende e desempenha de forma satisfatória seu papel de
aluno, consciente do que se espera dele.
Até a
presente não há índices de evasão no cotidiano da Unidade Escolar.
4. AVALIAÇÃO DA ESCOLA
4.1 - Avaliação Institucional:
A
avaliação institucional tem como objetivo avaliar o desempenho da escola junto
à comunidade escolar. Procuramos, em todo final de ano, através de depoimentos
escritos de todos os membros da equipe escolar e membros da APM e Conselho de
Escola, avaliar os aspectos pedagógicos, instalações físicas e atendimento à
clientela, por serem estas as dimensões que mais preocupação nos dão, pois
envolvem a participação da equipe gestora, da equipe docente, dos funcionários
e o desempenho dos alunos e acompanhamento dos pais.
Após tabulados, os dados nos indicam importantes
informações que certamente estão servindo para auxiliar futuras mudanças e/ou
adequações na U. E.
Observa-se
o desconhecimento dos pais quanto a progressão continuada e bem pouco o valor
que dão ao acompanhamento das tarefas casa, caderno, organização.
Quanto
às instalações físicas e os cuidados com os alunos só merecemos elogios.
A
escola conta ainda com um grupo de professores que se afastam seja através da
legislação em vigor ou através do Convênio de Municipalização, fato este que
impede que tenhamos professores que possam continuar com as classes nos anos
seguintes, pois temos sempre metade da escola que se renova a cada ano, cujos
professores não estão envolvidos e pouco se envolvem com o projeto pedagógico
da escola, dificultando a interação entre eles, entre a equipe gestora e os
alunos.
Em
linhas gerais, as observações feitas quanto ao atendimento de alunos, pais, professores
e funcionários são muito boas. A escola mantém um excelente nível de
atendimento pedagógico, apesar das dificuldades já citadas, bem como um
ambiente limpo, organizado e higienizado. A alimentação é de excelente
qualidade, bem feita e ao gosto dos alunos, sendo muito agradável nosso
refeitório e demais dependências.
4.2 - Avaliação do Ensino e da Aprendizagem:
Diante dos resultados obtidos e divulgados no IDESP
nos anos de 2008, 2009, 2010 e as metas pretendidas para 2011, a escola apresentou
uma evolução positiva, superando a cada ano a sua meta pré-determinada.
Tais indicadores são provenientes dos resultados
obtidos pelo SARESP-Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São
Paulo, do fluxo escolar, bem como dos resultados e metas do IDEB- índice de
Desenvolvimento da Educação Básica/Prova Brasil, no qual a escola atingiu em
2009 o índice proposto para 2015.
4.2.a- Resultados da frequência
e da aprendizagem
FLUXO ESCOLAR
QUADRO DEMONSTRATIVO
MATRÍCULA,
TRANSFERÊNCIA, PROMOÇÃO, RETENÇÃO E EVASÃO
REFERÊNCIA: ANO 2010
ENSINO
FUNDAMENTAL – Ciclo I
SÉRIE/ANO
|
MATRÍCULA
|
TRANSFERÊNCIA
|
PROMOÇÃO
|
RETENÇÃO
|
EVASÃO
|
OBSERVAÇÃO
|
|
|
|
|
|
|
|
1º. Ano
|
21
|
4
|
100
|
0
|
0
|
|
2º.
Ano
|
33
|
7
|
100
|
0
|
0
|
|
3º.
Ano
|
45
|
8
|
100
|
0
|
0
|
|
3ª.
série
|
48
|
3
|
100
|
0
|
0
|
|
4ª.
série
|
39
|
11
|
100
|
0
|
0
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL
|
186
|
34
|
152/100%
|
0
|
0
|
|
4.2.b –
Resultados da escola
AVALIAÇÃO DE
QUALIDADE DA ESCOLA DE ACORDO COM O IDESP
ÍNDICE DO
DESENVOLVIMENTO DO ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO
SÉRIE
ENSINO FUNDAMENTAL
|
IDESP 2007
|
META/IDESP
2008
|
META/IDESP
2009
|
META/IDESP 2010
|
PARCELA CUMPRIDA DAS
METAS
|
META 2011
|
4ª.
série
|
3,03
|
3,18/3,37
|
3,53/4,28
|
4,41/5,04
|
120%
|
5,14
|
|
|
|
|
|
|
|
AVALIAÇÃO DE
QUALIDADE DA ESCOLA DE ACORDO COM O IDEB
ÍNDICE DO
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SÉRIE
ENSINO FUNDAMENTAL
|
IDEB 2007
|
META/IDEB
2009
|
META 2011
|
META 2013
|
META 2015
|
META 2017
|
4ª.
série
|
4,7
|
4,9/5,7
|
5,2
|
5,5
|
5,7
|
6,0
|
|
|
|
|
|
|
|
5. OBJETIVOS DA ESCOLA:
A
educação escolar, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de
solidariedade, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu
preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Além
dos objetivos previstos na Lei 9394/96, a escola terá como objetivos:
a) – garantia de igualdade
de condições para ao acesso e permanência do aluno na escola;
b) – garantia do
padrão de qualidade do ensino ministrado;
c) – respeito à
liberdade de idéias e apreço à tolerância;
d) – valorização do
conhecimento do aluno e sua experiência extra-escolar;
e) – valorização da
educação escolar do trabalho e das práticas sociais;
f) – formação do
aluno crítico através da reflexão para melhor exercer a cidadania de forma
consciente e participativa, posicionando-se de maneira crítica, responsável e
construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo, como forma
de mediar conflitos e tomar decisões coletivas;
g) – o
desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio
da escrita, da leitura e do cálculo;
h) – a compreensão do
ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos
valores em que se fundamentam a sociedade;
i) – o
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de
conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
j) – o fortalecimento
dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância
recíproca em que se assenta a vida social.
l) – desenvolvimento
da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos,
competências e habilidades e a formação de atitudes e valores.
m) - oferecer à clientela de 6 a 10 anos, o
ciclo I do Ensino Fundamental de 9 anos de acordo com a Lei
11274/2006,regulamentada pela Deliberação CEE 73/2008.
GRÊMIO ESTUDANTIL “11 DE AGOSTO”
ALUNOS REPRESENTANTES:
1º. Ano A
IRAN GALHIARDI LAURIANO
LUMA DE MATOS STAINE
1º. Ano B
MARINARA DE OLIVEIRA TASSIM
BRENO MENDONÇA
2º. Ano A
RAPHAEL MULLER PINTO
MARIA PAULA PICOLO
3º. Ano B
LUCAS FERNANDO MARTINS
MARIA EDUARDA MARTINS
4º. Ano A
PEDRO HENRIQUE TEODORO DA SILVA
EDUARDA DE MATOS SACILOTI
4º. Ano B
GREICE CAROLAINE FERRANTE
ANDRÉ LUIS MARTINS CAMPOS
4ª.série A
JOSÉ PAULO DA SILVA TASSIM
SEBASTIÃO GONÇALVES FERREIRA JUNIOR
4ª.série B
WESLEY RODRIGO DE FABIO SANT’ANA
CRISTIANE ESTEVES SERINO
ALUNOS REPRESENTANTES DE CLASSE:
1º. Ano A
RAFAEL OLIVEIRA FERRANDI
LETÍCIA MAZARI DE OLIVEIRA
1º. Ano B
MARIA EDUARDA RODRIGUES DE MELLO
GABRIEL ANTONIO PRATAVIEIRA
2º. Ano A
BEATRIZ DE CÁSSIA LEANDRO DE ALMEIDA
SAMARAH CRISTINA LAZARINE
3º. Ano B
JOSÉ LUCAS DE OLIVEIRA
HELOÍSA VITÓRIA MARTINS CAMPOS
4º. Ano A
JOÃO VICTOR DOS SANTOS
MICHELI DE LIMA LEONCIO
4º. Ano B
LUIS APARECIDO ALVES DA SILVA JUNIOR
NICOLE SALVATORI DA SILVA
4ª.série A
CAIO EDUARDO TEIXEIRA DOS SANTOS
PEREIRA
FLAIRA EDUARDA SERINO DA SILVA
4ª.série B
VICTOR HUGO DOMINGOS
NATHALIA GABRIELA GONÇALVES FRANÇOSO
RECURSOS
HUMANOS – DIREÇÃO E DEMAIS FUNCIONÁRIOS
|
|||||
Nº
|
NOME
|
CARGO OU
FUNÇÃO
|
SITUAÇÃO
FUNCIONAL
|
HORÁRIO DE TRABALHO
|
ESCALA DE FÉRIAS
|
01
|
GEANI RODRIGUES
RONCON
|
DIRETORA DE ESCOLA
|
TITULAR DE CARGO
|
2ª. e 6ª. feira das
8h50 às 18h
3ª., 4ª. e 5ª. das
6h50 às 16h
|
03/01/11 A
22/01/2011
|
02
|
DANIELA VALÉRIA DA
SILVA CUEL*
|
AG. DE ORG. ESCOLAR
|
TITULAR DE CARGO
|
9H ÀS 18 H
|
03/01/2011 A 01/02/2011
|
03
|
THIAGO HENRIQUE DA
SILVA DOS SANTOS HERCOLI**
|
AG. DE ORG. ESCOLAR
|
TITULAR DE CARGO
|
6H50 ÀS 16 H
|
EXONERADO ANTES DO
PERÍODO AQUISITIVO
|
04
|
MÉRCIA PATRACÃO
FERREIRA
|
AG. DE SERV. ESCOLAR
MERENDEIRA
|
TITULAR DE CARGO
|
6H30 ÀS 16 H
|
03/01/2011 A
01/02/2011
|
05
|
CRISTIANE REGINA
RAMOS PICOLO
|
MERENDEIRA
|
TERCEIRIZADA
PREFEITURA MUNICIPAL
|
6H30 ÀS 16 H
|
19/12/2011 A 17/01/2012
|
06
|
ELENICE DO
NASCIMENTO SILVA
|
AUXILIAR DE SERVIÇOS
LIMPEZA
|
TERCEIRIZADA
GOVERNO DO ESTADO
|
8:00 ÀS 18 H
|
03/01/2011 A
01/02/2011
|
07
|
**CAMILA HELENA
GALAVOTI
A PARTIR DE 26/10/11 SUBSTITUINDO
FUNCIONÁRIO EXONERADO EM 02/03/2011
|
AG. DE ORG. ESCOLAR
|
PROCESSO SELETIVO
|
6H50 ÀS 16 H
|
PERÍODO AQUISITIVO A
VENCER EM 2012
|
08
|
*MARLI BATISTA
A PARTIR DE 02/11/11
SUBSTITUINDO FUNCIONÁRIA EM LICENÇA SAÚDE/GESTANTE A PARTIR DE 13/09/11
|
AG. DE ORG. ESCOLAR
|
PROCESSO SELETIVO
|
9H ÀS 18 H
|
PERÍODO AQUISITIVO A
VENCER EM 2012
|
7- IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS E
PRIORIDADES
8- MELHORIA DA ESCOLA: definição das
metas e ações
Prioridade ou Problema
|
Objetivos
|
Metas ou Resultados esperados
|
Ações
|
Prioridade: planejar produtivamente o trabalho pedagógico
de alfabetização com textos.
|
Compreender como
os conceitos de alfabetização e letramento se traduzem nas situações
de ensino e aprendizagem.
|
Melhoria na qualidade do processo do ensino, o que virá a
garantir a melhoria da aprendizagem.
|
- encarar os alunos como
indivíduos que precisam ter sucesso em suas aprendizagens para se
desenvolverem e terem uma imagem
positiva de si;
- compreender que os
alunos podem e devem ser incentivados a ler e a escrever antes de estarem
alfabetizados e que, por trás dessa proposta, existe uma concepção de ensino
e aprendizagem;
- reconhecer que há atos
inteligentes por trás das escritas dos alunos que ainda não sabem ler e
escrever convencionalmente;
- formar agrupamentos
produtivos de alunos, considerando suas hipóteses de escrita e leitura, bem
como suas características pessoais;
- planejar intervenções
pedagógicas adequadas;
- utilizar instrumentos
funcionais de registro do desempenho e evolução dos alunos;
- reconhecer seu papel
de modelo de referência para os alunos, como leitor, como usuário da escrita
e como parceiro durante as atividades;
- reconhecer a
importância de ler diariamente bons textos para os alunos, compreendendo que
esse tipo de prática requer planejamento, critérios de qualidade e diversidade
para a seleção dos textos e leitura prévia dos mesmos;
- compreender que é
principalmente por meio da leitura (mesmo escutada) que se amplia o
repertório dos alunos, se aprende a linguagem escrita e que isso é condição
para produzir textos de qualidade.
|
Problema: ausência de pais/responsáveis junto ao
acompanhamento da aprendizagem dos alunos em casa.
Problema: Sala de
informática com conexão internet
|
Conscientizar os
responsáveis sobre a importância do acompanhamento junto às tarefas de casa, que
complementam o trabalho da sala de aula.
Facilitar o uso
da linguagem virtual com finalidades educacionais
|
Indivíduos autônomos nos procedimentos e usos da leitura
e escrita.
Instrumentalizar
o aluno nas pesquisas para:
-Coletar dados
-Selecionar informações
-Construir Tabelas
-construir textos
|
- orientar os
pais/responsáveis em reuniões propícias e/ou em momentos que se fizerem
necessários, a fim de efetivar a aprendizagem de todos os alunos, nos
diversos componentes do currículo, pois acreditamos e pesquisas comprovam que os pais que
acompanham a rotina escolar dos filhos, estes acabam tendo desempenho melhor
na escola.
- criar momentos para
que os pais/responsáveis venham à U. E. participar de eventos.
atividades.
Solicitar junto à
Diretoria de Ensino intervenções junto à Secretaria da Educação a fim de
instrumentalizar adequadamente as salas ambiente de informática
|
Prioridade: utilização da sala de informática
|
Facilitar o uso da linguagem virtual com finalidades
educacionais
|
Instrumentalizar o aluno nas pesquisas para:
-Coletar dados
-Selecionar informações
-Construir Tabelas
-construir textos
|
A partir de referências/orientações fornecidas pelo
professor, os alunos obterão melhores
resultados diante das habilidades avaliadas.
|
Prioridade: Organização e adequação da sala de leitura
|
Desenvolver o hábito pela leitura.
Ampliar o repertório linguístico
|
Reconhecimento pelo aluno de diferentes tipos de gêneros
textuais.
Melhoria dos procedimentos de leitura e escrita.
|
Através das rotinas de entrega e recolhimento de livros
da sala de leitura, pela equipe gestora e agentes de organização escolar,
onde os alunos visitam semanalmente e fazem suas escolhas para suas leituras
em casa.
|
11.1 - PLANO DE TRABALHO
DO NÚCLEO DE DIREÇÃO
|
|||||
PROBLEMAS
IDENTIFICADOS
NO NÚCLEO
|
METAS A SEREM
ATINGIDAS
|
ACÕES A SEREM
DESENCADEADAS
|
RESPONSÁVEIS
|
PRAZO PARA
EXECUÇÃO
|
LOCAL
|
Falta
de participação e envolvimento familiar no tocante ao rendimento intelectual
dos alunos com baixo aproveitamento.
|
Garantir
a presença e participação dos pais na vida escolar do aluno com problemas de
aprendizagem e baixa estima
|
Solicitar
a presença dos pais sempre que necessário para conversa entre grupo gestor e
professores.
|
Professores
Grupo
gestor
|
O
ano todo
|
Unidade
Escolar
|
Relutância
por parte dos pais no encaminhamento dos filhos à participação efetiva no
projeto de recuperação.
|
Garantir
o acesso da criança à estas aulas;conscientizando os pais de sua importância.
|
Solicitar
a presença dos pais sempre que necessário para conversa entre grupo gestor e
professores.
|
professores
grupo
gestor
|
O
ano todo
|
Unidade
Escolar
|
Condições
adequadas para trabalhar o processo de
inclusão.
|
Compartilhar
ações entre a escola e demais segmentos da sociedade, representados por
profissionais da saúde e da educação.
|
Comunicação
ao responsável
Parcerias
com serviços paramédicos existentes na sociedade.
|
grupo
gestor
professores
pais/responsáveis
|
O
ano todo
|
Unidade
Escolar
|
11.2- PLANO DE
TRABALHO DO NÚCLEO OPERACIONAL
|
|||||
PROBLEMAS
IDENTIFICADOS
NO NÚCLEO
|
METAS A SEREM
ATINGIDAS
|
AÇÕES A SEREM
DESENCADEADAS
|
RESPONSÁVEIS
|
PRAZO PARA
EXECUÇÃO
|
LOCAL
|
-
Circulação de
informações
nos murais existentes
|
manter
atualizados os murais internos e externos
|
verificar
semanalmente as informações dos murais, substituindo os informes,cuidando de
seu aspecto e limpeza
|
-
professores
-
agentes de organização
-
grupo gestor
|
Semanalmente
durante o ano todo
|
Unidade
Escolar
(murais
internos e externos)
|
-
Uso irracional de energia elétrica
|
Racionalizar
o uso do telefone
|
Conscientizar
para:
-
acender e apagar as luzes, ligar e desligar aparelhos durante os usos – ao
sair dos ambientes verificar se tudo está desligado.
-
aproveitar ao máximo os reflexos da luz solar.
|
Todos
os integrantes da equipe escolar
|
Ano
Todo
|
Unidade
Escolar
|
-
Consumo excessivo de água
|
-
diminuir o consumo
-
uso racional da água
|
Conscientizar
para:
-
varrer antes de lavar
-
abri a torneira exatamente para o uso.
-
gradativamente trocar as torneiras existentes pelas econômicas.
|
Todos
os integrantes da equipe escolar
|
Ano
Todo
|
Unidade
Escolar
|
11.3- PLANO DE
TRABALHO DO NÚCLEO TÉCNICO PEDAGÓGICO
|
|||||
PROBLEMAS
IDENTIFICADOS
NO NÚCLEO
|
METAS A SEREM
ATINGIDAS
|
ACÕES A SEREM
DESENCADEADAS
|
RESPONSÁVEIS
|
PRAZO PARA
EXECUÇÃO
|
LOCAL
|
Dificuldade
na aplicação das orientações do
Programa “Ler e Escrever”
|
Todos
os professores usando, entendendo e discutindo as propostas do programa para
o seu aperfeiçoamento e melhoria da qualidade do ensino oferecido.
|
Acompanhar
os estudos, as elaborações da rotinas e as aplicações práticas dos conteúdos
nas salas de aula.
|
professores
grupo
gestor
|
Ano
todo
|
Nas
salas de aula e HTPCs
|
Construção
do Portfólio do aluno desde o 1º. ano
|
Conscientizar
da importância, de se montar o portfólio como sendo mais uma importante forma
de avaliação da vida escolar do aluno.
|
Sensibilizar
os professores quanto a necessidade de
montagem como forma de avaliação
|
professores
grupo
gestor
|
Ano
todo
|
Nas
salas de aula, HTPCs
|
Dificuldade
em traçar as rotinas (diárias e semanais)que contemplam as expectativas de
aprendizagem para todos os anos/séries.
|
professoras
elaborando suas rotinas de forma a assegurar todos os conteúdos das áreas de
conhecimento das séries/anos em questão.
|
Monitorar,
acompanhar e refletir junto com as professoras a elaboração de suas rotinas
|
professores
grupo
gestor
|
Ano
todo
|
Nas
salas de aula, HTPCs
|
Conteúdos
trabalhados de forma inadequada não possibilitando desafios transponíveis ao
aluno.
|
Todos
docentes seguindo as orientações passadas em OTs/HTPCs.
|
Propor
desafios semanais para as turmas de acordo com a série/ano,soli-citando a
elaboração de textos mais elaborados,levando o aluno a refletir sobre o
raciocínio usado.
|
professores
grupo
gestor
|
Ano
todo
|
Nas
salas de aula, HTPCs
|
9. PLANILHA DE DETALHAMENTO DAS AÇÕES:
Ações
|
Período
|
Área de
Conhecimento
|
Público Alvo
|
Recursos
|
Responsáveis
|
Avaliação/Resultados
|
Práticas intensivas de leitura e escrita na
escola.
Práticas intensivas de leitura em casa, como lição
de casa diária, através dos livros didáticos e paradidáticos.
Encaminhamento de tarefas de casa para
complementação/aprimo
ramento do trabalho desenvolvido em classe.
|
Durante o ano letivo
|
Todas que utilizarem a língua materna
|
Alunos
|
Livros didáticos, paradidáticos, jornais,
revistas, panfletos comerciais, caderno dos alunos, almaço, sulfite.
|
Gestores e
Docentes.
|
Através dos procedimentos didáticos utilizados no
preparo e desenvolvimento das aulas e respectivos registros dos resultados
das produções dos alunos, espera-se que todos os alunos, respeitadas suas
individualidades, sejam acompanhados e adquiram a autonomia no uso da leitura
e da escrita.
|
Conscientização
dos pais sobre a importância de sua participação junto a escola em atividades
que envolvem palestras, exposições, eventos comemorativos com o intuito de
compartilhar decisões e ações.
Reativar o grêmio Estudantil
|
Ano todo
Ano todo
|
Todas
Todas
|
Comunida
de escolar e família
Alunos
|
Panfletos convites pesquisas palestras teatros vídeos música dança
exposições
Eleição interna entre os alunos
|
Toda a equipe escolar
Toda a
equipe escolar
|
Fotos, entrevistas com os pais e alunos, questionários, empenho e
colaboração dos pais nas atividades propostas
Constituição do Grêmio.
|
Registros no diário de classe, nas fichas
individuais, nos portfólios e em outros locais que se fizerem necessários,
das produções de texto, das reescritas de texto e outros afins, dos alunos
que dominam a língua materna.
|
Durante o ano letivo
|
Todas que utilizarem a língua materna
|
Alunos
|
Livros didáticos, paradidáticos, jornais,
revistas, panfletos comerciais, caderno dos alunos, folhas de linguagem.
|
Gestores e
Docentes.
|
Através dos procedimentos didáticos utilizados no
preparo e desenvolvimento das aulas e respectivos registros dos resultados
das produções dos alunos, espera-se que todos os alunos, respeitadas suas
individualidades, sejam acompanhados e adquiram a autonomia no uso da leitura
e da escrita.
|
|
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nº.
|
NOME DO PROFESSOR
|
SITUAÇÃO
FUNCIONAL
|
COMPONENTE
CURRICULAR
QUE LECIONA
|
CARGA HORÁRIA
|
REGIME
JURÍDICO
|
AFASTAMENTO
TIPO
LOCAL
|
ACÚMULO
PARECER
LOCAL
|
|||
CARGO/FUNÇÃO
|
TITULAR
|
OFA/CATEGORIA
|
AULAS
LIVRES
|
AULAS EM SUBSTITUIÇÃO
|
||||||
01
|
MARIA DO ROSÁRIO PRATES
PORTO
|
PEB-I
|
-
|
X /F
|
POLIVALENTE
4º. Ano A
|
04 Carga horária Programa Ler e Escrever
Recuperação Paralela
|
25
Em substituição à Profa.
Soeli Ap. Bertolo Mattos
|
LEI 500
|
-
|
-
|
02
|
SOELI APARECIDA BERTOLO
MATTOS
|
PEB-I
|
X
|
-
|
-
|
25
02 Carga suplementar
E.E. Alice M. J. Francisco
|
06 Carga suplementar
E. E. Archimedes A. M. de
Carvalho
|
Estatutário
|
- SIM
- Vice-diretor
- E. E. Alice M. J.
Francisco
|
-
|
03
|
LUZIA TEREZA MÜLLER
BRONINE
|
PEB-I
|
X
|
-
|
-
|
25
|
-
|
Estatutário
|
- SIM
- Municipalizada
Convênio com município de Descalvado
- Readaptada
Cumprindo jornada na EMEF
Francisco F. F. da Cunha em Descalvado
|
-
|
04
|
ANA BEATRIS APPEL GINI DE
SOUZA
|
PEB-I
|
X
|
-
|
POLIVALENTE
1º. Ano B
|
25
04 Carga horária Programa
Ler e Escrever Recuperação Paralela
|
-
|
Estatutário
|
-
|
- SIM
- LEGAL
- CEMEI José de Brito
Castro
|
05
|
IVETE CAMARGO DIAS REIMER
DE ARAÚJO
|
PEB-I
|
X
|
-
|
-
|
25
|
-
|
Estatutário
|
- SIM
- Profa. coordenadora
- E.E. Luiz A. de Oliveira
|
-
|
06
|
MARIA APARECIDA THOMAZ
SILVA
|
PEB-I
|
-
|
X/F
|
POLIVALENTE
4ª. série A
|
04 Carga horária Programa
Ler e Escrever Recuperação Paralela
|
25
Em substituição à Profa.
Roselene do Carmo Moreno
|
Lei 500
|
-
|
-
|
07
|
ROSELENE DO CARMO MORENO
|
PEB-I
|
X
|
-
|
-
|
25
|
|
Estatutário
|
- SIM
- Profa. Coordenadora
- E. E. Visconde da Cunha
Bueno
|
-
|
08
|
ANDRÉA MARIA BIASON
PADILHA
|
PEB-I
|
-
|
X/F
|
POLIVALENTE
3º. Ano B
|
04 Carga horária Programa
Ler e Escrever Recuperação Paralela
|
25
Em substituição à
Profa.Ivete Camargo Dias Reimer de Araújo
|
Lei 500
|
-
|
-
|
09
|
SONICE DONIZETE LUCAS
|
PEB-II
|
X
|
-
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
1º. A A, 2º. A A,
4º. A A, 4ª.S A,
1º. A B, 3º. A B,
4º. A B, 4ª. S B
|
16
|
-
|
Estatutário
|
-
|
- SIM
- LEGAL
- EMEB Profa. Angelina
Dagnone de Melo
|
10
|
KAZUKO TAGUCHI OKINO
|
PEB-I
|
X
|
-
|
POLIVALENTE
1º. Ano A
|
25
04 Carga horária Programa
Ler e Escrever Recuperação Paralela
|
04 Carga Suplementar:
Ed. Física
lecionando-as na E. E.
Alice Madeira João Francisco
|
Estatutário
|
-
|
-
|
11
|
LETÍCIA ALVAREZ YAMAGUCHI
DE MORAES
|
PEB-I
|
X
|
-
|
-
|
25
|
-
|
Estatutário
|
- SIM
- 1º. = Artigo 22
- E. E. Luiz A. de
Oliveira (de 08/02/2011 a 31/07/2011)
- 2º. = Artigo 202
(de 01/08/2011 a
30/07/2013)
|
-
|
12
|
MAURILENE MARIA RUGGIERO
SEPE
|
PEB-I
|
-
|
X/F
|
POLIVALENTE
4º. Ano B
|
04 Carga horária Programa
Ler e Escrever Recuperação Paralela
|
25
Em substituição à Profa.
Letícia Alvarez Yamaguchi de Moraes a partir de 24/02/2011
|
Lei 500
|
-
|
-
|
13
|
CLAUDIA RUGGIERO MASUCCI
DE OLIVEIRA
|
PEB-II
|
-
|
X/F
|
ARTE
4º. A A
3º. A B, 4º. A B,
4ª. S B
|
08
10 E. E. Bispo D. Gastão
(a partir de 25/02/11)
|
12 E. E. Bispo D. Gastão
(a partir de 08/02/2011)
|
Lei 500
|
-
|
|
14
|
DOMENICA CRISTINA DE SOUZA
ROSA
|
PEB-I
|
X
|
-
|
POLIVALENTE
2º. Ano A
|
25
|
-
|
Estatutário
|
-
|
-
|
15
|
EDER EDSON DE CARVALHO
|
PEB-I
|
X
|
-
|
POLIVALENTE
4ª. Série B
|
25
04 Carga horária Programa
Ler e Escrever Recuperação Paralela
|
-
|
Estatutário
|
-
|
- SIM
- LEGAL
- CEMEI Dionísio da Silva
|
16
|
TANIA MARIA DA SILVA
MARQUES
|
PEB-II
|
X
|
-
|
ARTE
1º. A A, 2º. A A,
4ª. S A, 1º. A B
|
08
Sendo:
04 Comp. jornada
04 Carga suplementar
|
-
|
Estatutário
|
-
|
-
|
17
|
ÉLIDA THAÍS RODRIGUES
|
PEB-I
|
-
|
EVENTUAL
|
POLIVALENTE
|
-
|
-
|
Decreto 54.682 de
13/08/2009 e LC 1.093 de 16/07/2009
|
-
|
SIM
- LEGAL
- CEMEI José de Brito
Castro
|
RECURSOS FÍSICOS
|
|||||
DEPENDÊNCIAS
|
ORIGINAIS
|
ATUAIS
|
|||
SIM/NÃO
|
N.º
|
SIM/NÃO
|
N.º
|
MEDIDA
|
|
Salas de aula
|
S
|
10
|
S
|
04
|
40,7
|
Secretaria
|
S
|
01
|
S
|
01
|
14,6
|
Pátio descoberto
|
S
|
1
|
S
|
01
|
706,6
|
Salas de professores
|
S
|
01
|
S
|
01
|
24,0
|
Sala de Direção
|
S
|
01
|
S
|
01
|
10,0
|
Laboratórios
|
N
|
0
|
N
|
0
|
-
|
Refeitório
|
S
|
01
|
S
|
01
|
114,99
|
Pátio Coberto
|
N
|
0
|
N
|
0
|
-
|
Quadra de esportes
|
N
|
0
|
S
|
1
|
260,1
|
Sala de informática/sala de leitura
|
N
|
0
|
S
|
01
|
31,6
|
Área de serviço
|
N
|
0
|
S
|
01
|
24,84
|
Depósito de alimentos/despensa
|
S
|
01
|
S
|
01
|
9,43
|
Cozinha
|
S
|
01
|
S
|
01
|
12,06
|
Sanitários(aluno/aluna/funcionário)
|
S
|
03
|
S
|
03
|
6,0/8,84/2,97/2,97
|
Sanitário adequado portadores
deficiência
|
N
|
00
|
S
|
01
|
2,46
|
|
|
|
|
|
|
10-PLANOS DE CURSOS MANTIDO PELA ESCOLA:
A
relação entre a arte e ensino-aprendizagem, propiciam que o aluno seja capaz de
situar o que conhece e de pensar o que está fazendo, a partir da experiência
individual. Ao fazer e conhecer a arte, o aluno percorre trajetos de
aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos de sua relação com o
mundo. Além disso, desenvolvem potencialidades como: a percepção, observação,
imaginação e sensibilidade.
6-
PLANILHAS DE AUTO-AVALIAÇÃO
Auto-avaliação
|
A escola que tínhamos
(auto-avaliação)
|
A escola que temos hoje
|
Competências profissionais
desenvolvidas
|
A escola que pretendemos
|
O que vamos fazer
AÇÕES
|
||
Potencialidades
|
Dificuldades
|
Potencialidades
|
Dificuldades
|
||||
6.1- Gestão de pessoas
|
Desenvolvimento do projeto político
pedagógico da escola
|
Momentos coletivos para formação
continuada de funcionários, professores e pais de alunos
|
Comprometi
mento pessoal com o projeto político
pedagógico da escola
|
Ter toda a equipe envolvida pelo
desenvolvimen
to do PPP
|
Divulgação pela promoção do
conhecimento e compreensão da legislação educacional, do regimento da escola
e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de funcionários,
professores, pais e alunos.
|
Totalmente envolvida com o Projeto
Político Pedagógico da Unidade Escolar
|
Dinâmicas e ações voltadas para cada
área, durante as reuniões técnico-administrativas, de pais, de APM, Conselho
de Escola, Grêmio e nos HTPCs.
|
Auto-avaliação
|
A escola que tínhamos
(auto-avaliação)
|
A escola que temos hoje
|
Competências profissionais
desenvolvidas
|
A escola que pretendemos
|
O que vamos fazer
AÇÕES
|
||
Potencialidades
|
Dificuldades
|
Potencialidades
|
Dificuldades
|
||||
6.2-Gestão participativa
|
Pessoas
Interessadas nos assuntos
pertinentes ao desenvolvimen
to do conjunto de ações da escola
|
Momentos coletivos para discussão e
planejamento de ações
|
Pessoas
envolvidas no conjunto de ações da escola, nas tomadas de decisões
|
Envolvimento de toda equipe escolar
e comunidade.
|
Divulgação pela promoção do
conhecimento e compreensão da legislação educacional, do regimento da escola
e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de funcionários,
professores, pais e alunos
|
Totalmente envolvida com o Projeto
Político Pedagógico da Unidade Escolar
|
Dinâmicas e ações voltadas para cada área,
durante as reuniões técnico-administrativas, de pais, de APM, Conselho de
Escola, Grêmio e nos HTPCs.
|
Auto-avaliação
|
A escola que tínhamos
(auto-avaliação)
|
A escola que temos hoje
|
Competências profissionais
desenvolvidas
|
A escola que pretendemos
|
O que vamos fazer
AÇÕES
|
||
Potencialidades
|
Dificuldades
|
Potencialidades
|
Dificuldades
|
||||
6.3-Gestão
pedagógica
|
Equipe escolar desenvolvendo o
trabalho pedagógico.
|
Articulação do trabalho pedagógico
com o enriquecimento do currículo, atrelado ao contexto do educando.
|
Equipe escolar em constante formação
continuada
desenvolvendo práticas pedagógicas
diversificadas.
|
Envolvimento de toda equipe escolar
e comunidade.
|
Atualização das teoria e prática
pedagógicas
articuladas ao currículo escolar.
|
Melhoria do rendimento escolar e
formação social dos alunos da escola.
|
Diversificar práticas pedagógicas e
administrativas, com uso de recursos das
tecnologias, tendo como referência as diretrizes dos órgãos
superiores.
|
Auto-avaliação
|
A escola que tínhamos
(auto-avaliação)
|
A escola que temos hoje
|
Competências profissionais desenvolvidas
|
A escola que pretendemos
|
O que vamos fazer
AÇÕES
|
||
Potencialidades
|
Dificuldades
|
Potencialidades
|
Dificuldades
|
||||
6.4-Gestão de serviços de apoio
(recursos físicos e financeiros)
|
Existência de recursos físicos e financeiros.
|
Articulação dos recursos com o
projeto político pedagógico da escola.
|
Serviços prestados pela escola
atendendo às expectativas da comunidade escolar.
|
Espaço físico restrito.
|
Formação continuada dos
profissionais da escola.
|
Articulação dos recursos físicos e
financeiros com o Projeto Político Pedagógico.
Ampliação dos espaços físicos.
|
Dinâmicas e ações voltadas para cada
área, durante as reuniões técnico-administrativas, de pais, de APM, Conselho
de Escola, Grêmio e nos HTPCs.
Busca de apoio junto à Diretoria de
Ensino.
|
Auto-avaliação
|
A escola que tínhamos
(auto-avaliação)
|
A escola que temos hoje
|
Competências profissionais
desenvolvidas
|
A escola que pretendemos
|
O que vamos fazer
AÇÕES
|
||
Potencialidades
|
Dificuldades
|
Potencialidades
|
Dificuldades
|
||||
6.5-Gestão de resultados
educacionais
|
Indivíduos buscando
sucesso escolar e formação
Integral.
|
Articulação dos recursos físicos com
a prática pedagógica.
|
Compatibilida
de do projeto político pedagógico
com o monitoramento das avaliações e a qualidade do ambiente escolar.
|
Envolvimento de toda equipe escolar
e comunidade
|
Análise da prática pedagógica e seu
redireciona
mento, após avaliações sistematiza
das.
|
Propiciar a formação integral dos
alunos, assegurando o acesso, a permanência e o sucesso escolar de sua
aprendizagem.
|
Avaliar constantemente o processo do
ensino e da aprendizagem, através dos HTPCs, Conselhos de Série SARESP, IDESp
e IDEB; diversificar as metodologias de ensino, de modo a atender as
individualidades de cada aluno; proporcionar estudos de reforço contínuo e
paralelo para os alunos com defasagem na aprendizagem e freqüência escolar;
buscar e criar ambientes inovadores a fim de tornar o ambiente escolar e as
aulas, propriamente ditas, mais estimulantes; divulgar nas reuniões de pais
os avanços dos alunos nas avaliações internas e externas.
|
12.1-PROJETO ÁGUA E MEIO
AMBIENTE
OBJETIVOS:
ü Coletar dados referentes ao meio
ambiente em que vivemos;
ü Reconhecer a interferência incorreta
do homem no equilíbrio ecológico e perceber a importância da participação
individual e coletiva na preservação do meio ambiente;
ü Questionar métodos, substâncias e
técnicas que comportem risco para a qualidade da água e do ambiente;
Promover
discussões sobre a manipulação dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
ü Descrever e localizar alguns dos
problemas ambientais brasileiros;
ü Utilizar textos jornalísticos e poéticos sobre
água e ecologia no sentido de melhorar a grafia, interpretar e compor novos
textos;
Pesquisar
em jornais e revistas o boletim meteorológico para aprender a manusear essas
ü Identificar as transformações
ocorridas no ambiente do município/distrito através da análise de pesquisas realizadas com avós, vizinhos, parentes...
ü Conhecer os Aquíferos Guarani,
Botucatu... através de pesquisas.
DESENVOLVIMENTO:
As atividades serão desenvolvidas
através de:
ü Pesquisa;
ü
Palestras com biólogos e outros profissionais;
ü Debates sobre questões ambientais e
imagens obtidas em livros, jornais e revistas;
ü
Organização de murais;
ü Localização nos diversos mapas dos lugares onde os processos ambientais estão ocorrendo;
ü
Pesquisas para identificar problemas ambientais que
ocorrem no nosso município/distrito;
ü
Leituras de textos informativos, letras de músicas e
poesias; Produção de
textos: informativos e poéticos;
ü Visita ao Parque Ecológico, à Bacia
Hidrográfica do Gregório e Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito de Santa
Eudóxia;
ü Observação do tipo de relevo, clima e
vegetação adequados à sobrevivência dos
ü animais;
ü Levantamento dos problemas de saúde
causados pela poluição;
Resolução
de problemas a partir de reportagens e textos sobre coleta de lixo, economia,
ecologia, desequilíbrio ecológico e
cadeia alimentar;
Atividades
de caça-palavras, cruzadinhas, dobraduras e cartas enigmáticas.
AVALIAÇÃO:
ü Relatórios de experiências pessoais
sobre o que os alunos sabiam e que não sabiam antes do estudo realizado;
ü Atividades escritas e orais,
individual e em grupo.
12.2 -PROJETO EDUCAÇÃO
VIÁRIA
OBJETIVOS:
Espera-se que o
aluno:
>
Conheça o ambiente físico próximo a ele em relação ao trânsito;
>
Identifique os elementos principais do ambiente, acidentes geográficos,
clima, etc.
>
Conheça melhor o trajeto de sua casa até a escola;
>
Conheça as normas de circulação de pedestres em rodovias;
>
Adquira hábitos prudentes de comportamento na utilização de vias
enquanto pedestre;
>
Utilize adequadamente e com senso de responsabilidade os transportes
coletivos e
particulares;
>
Conheça a importância dos sinais de trânsito e seu significado; > Respeite as normas e sinais de trânsito como
organizadores da movimentação das
pessoas
nas vias públicas;
>
Aprenda a maneira correto de andar de
bicicleta na rua;
> Conheça as normas básicas a
respeito da bicicleta, escolhendo locais adequados a seu
uso; >
Valorize o uso de
transportes alternativos, como a
bicicleta, para a
melhora e
conservação do meio ambiente;
>
Respeite os direitos dos demais usuários das vias públicas;
> Valorize sua própria vida e
a dos outros;
> Conscientize-se da existência de pessoas com
necessidades especiais, e mostre, em
relação a elas, uma atitude de
solidariedade e colaboração.
DESENVOLVIMENTO:
>
Elaboração de mapas com o itinerário casa-escola procurando o trajeto
mais seguro;
>
Observação da paisagem urbana
das imediações da
escola, tomando nota
das
características
mais destacadas da circulação: sinais, veículos particulares, etc.; > Classificação de diferentes vias públicas em
função de seu uso e características; > Pesquisa no dicionário de palavras
relacionadas ao trânsito;
>
Observação
dos diferentes tipos de vias,
veículos, pedestres e sinais
através de
representações indiretas da realidade (vídeos, murais,
etc.);
> Elaboração em grupo de cartazes com slogans
sobre como circular em vias públicas
usando bicicleta;
>
Produção de textos sobre um tema dado;
> Participação em debates em
sala de aula;
> Dramatização de situações de
trânsito no pátio da escola; > Elaboração de desenhos que sirvam como
elemento de reflexão;
> Leitura de textos
informativos e poéticos relacionados ao trânsito; >
Elaboração de mensagens relativas à importância das placas de
trânsito; >
Apresentação de jogral;
>
Elaboração de listas de atitudes de um "bom pedestre" e um
"bom motorista"; > Entrevistas.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será contínua através da revisão e análise dos trabalhos individuais
e em grupo e da observação da mudança de atitude dos alunos em relação ao
trânsito.
12.3- PROJETO: A HISTÓRIA
COMEÇA NA ESCOLA
Objetivos:
ü Resgatar
a história do Distrito de Santa Eudóxia pela passagem do seu 100º (centésimo)
aniversário;
ü criar
situações em que as crianças possam ampliar o olhar em relação à Escola em que
estudam;
ü trabalhar
a compreensão da Escola como importante instituição educacional do local, lugar
este onde avós, pais, irmãos já
estudaram;
ü observar
o espaço físico da Escola e se situarem como integrantes desse Espaço;
contextualizar histórica e socialmente a Escola;
ü aprimorar
a leitura e escritura de diferentes hipóteses de escrita.
Atividades propostas:
Através
de pesquisas monitoradas, relatórios pessoais, rodas de conversa, palestras,
vídeos, fotografias... serão abordados:
ü Histórico da Escola.
ü Data da criação da Escola;
ü Nomes que a Escola recebeu ao longo da sua História;
ü Início de funcionamento;
ü Endereços anteriores da Escola;
ü Data do início da construção do atual prédio;
ü Data de funcionamento no atual endereço;
ü Biografia do VISCONDE DA CUNHA BUENO
ü Utilização das dependências do prédio originais e
atuais.
Artes Visuais:
ü Representação Gráfica do Espaço Físico da Escola
ü Desenho da fachada da Escola
ü Desenho do espaço interno da Escola (planta baixa)
Linguagem Oral e Escrita:
ü Elaboração de entrevista para os familiares e ex-alunos da Escola;
ü Entrevista para os alunos da Escola;
ü Entrevista para os funcionários da Escola;
ü Roda de conversa sobre as normas disciplinares da
Escola.
PRODUTO FINAL:
Elaboração de um presente para a Escola a ser
entregue no dia da comemoração dos 100 anos do Distrito de Santa Eudóxia, em
22/11/2012.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Atividade I – Breve
História da Escola
* Serão apresentados dados sobre a
criação, fundação, construção, funcionamento da Escola, como também, os nomes e
endereços que a Escola teve ao longo de sua História, além de uma breve biografia
sobre o patrono Visconde da Cunha Bueno, que leva o nome da Escola;
*
Registro dos dados – os alunos deverão registrar os dados no caderno.
* Contexto Cultural e social em que a Escola foi
construída – por meio de uma roda de conversa, será levado ao
conhecimento dos alunos às modificações pelas quais passam as instituições, no
caso a nossa Escola, ao longo do tempo atendendo as
necessidades
de cada época, bem como a maneira dos professores ensinarem e de os alunos
estudarem;
*Leitura e discussão sobre as normas
disciplinares da U. E – serão trabalhadas as normas da Escola com todos os
alunos e após, serão discutidas e analisadas relembrando o compromisso de cada um
e de todos com as mesmas.
Atividade II -
Representação Gráfica do Espaço Físico da Escola
* Os
alunos serão motivados a representarem graficamente a fachada e os espaços
físicos internos da Escola, utilizando para tanto os elementos da linguagem visual.
O objetivo dessa atividade é perceber a noção espacial e temporal dos alunos.
Atividade III –
Linguagem Oral e Escrita
a) Entrevista
com familiares - Os alunos cujos familiares são ex-alunos da Escola,
receberão algumas questões para entrevista. As pessoas deverão responder sobre:
Que ano estudaram na Escola? Quais foram os professores e a Diretora? Você
lembra dos colegas? Qual a opinião que você tem sobre a Escola? Existe algum
fato que marcou sua passagem pela Escola? Qual a profissão ou ocupação atual?
Objetivos
dessa atividade: envolvimento da comunidade nas atividades comemorativas da
Escola e do Distrito, bem como resgatar a História Social local.
b) Entrevista
com o aluno - Os alunos receberão um pequeno questionário no qual
responderão as questões: O que a Escola representa para você? Como você se
sente na Escola? O que mais gosta na Escola? Como você vê a Escola com relação
as demais? Existe algum fato que o marcou com relação a nossa Escola? O quê
você acha do espaço físico da Escola? Por que seus pais o colocaram nessa
Escola?
c) Entrevista com os funcionários – Serão
escolhidos alguns alunos que farão a entrevista com os funcionários que trabalham
em diferentes setores da Escola, tais como, secretaria, inspetores de alunos,
merenda, serviços gerais. Os funcionários deverão responder as questões: Quanto
tempo trabalha na Instituição? Quais as
dificuldades
que nós alunos oferecemos a vocês? Quais os momentos em que você sentiu orgulho
de fazer parte dessa Escola? O que é mais difícil de desenvolver na Escola? Tem
algum pedido que você faria para os alunos, professores e colegas que
auxiliaria no seu trabalho?
d) Roda de Conversa/Normas Disciplinares – após
a discussão sobre as normas disciplinares os alunos deverão escrever um
comentário geral sobre o assunto e indicar dificuldades ou sugestões; ou fazer
um desenho sobre o tema discutido.
Atividade IV
Figura Tridimensional – Em
pequenos grupos os alunos de todos os anos deverão desenvolver uma atividade de
Artes Plásticas, ou seja, elaborar a figura que será o presente para a Escola,
utilizando para tanto diferentes tipos de materiais.
Serão
expostos todos os trabalhos com destaque para os mais criativos.
Será
escolhido, entre os alunos, professores e equipe gestora, o melhor trabalho que
será o produto final – o presente para a escola - para a entrega no dia da
comemoração dos 100 anos do Distrito de Santa Eudóxia.
12.4- PROJETO AFRICANIDADE
JUSTIFICATIVA:
A falta de conhecimentos básicos sobre os aspectos
sócio-culturais dos brasileiros mais afastados do eixo da cultura negra, muitas
vezes prejudica a integração dos círculos culturais.
A
relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasiieira
e africana não se restringe à população negra, ao contrário .dizem respeito a
todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no
seio de uma sociedade multicultural e pluriética, capazes de construir uma
nação democrática. É preciso valorizar devidamente a história e a cultura de
seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há séculos, com relação a sua
identidade e a seus direitos.
OBJETIVOS:
Valorizar a cultura
afro-brasiteira, dentro do ambiente escolar e do ambiente familiar.
Levar ao cotidiano da escola reflexões sobre a
diversidade de saberes, práticas, posturas e compreensões acerca dos
conhecimentos divulgados nas mídias, no que tange às relações étnico-raciais
visando ao combate do racismo, das discriminações, e valorização e respeito à
cultura afro-brasíleira estimulando a criação de redes de aprendizagem.
CONTEÚDOS CURRICULARES:
O tema de inclusão e os valores serão trabalhados através desse projeto
interdisciplinar para que todos aprendam que a sala de aula é um ambiente de
respeito às pessoas e de fazer amizades.
METODOLOGIA E
PROCEDIMENTOS:
• Realizar pesquisas e tarefas relativas ao
assunto do tema;
• Exibição de vídeos didáticos;
• Pesquisar músicas, paródias, danças,
culinária, vocabulário.
• Leitura de textos diversos: contos,
lendas, fábulas, poesias, etc;
• Roda de conversa para discussões sobre
filmes assistidos, textos lidos, reportagens ,etc;
PRODUTO
FINAL:
• Montagem de mural com as produções dos
alunos.
• Produção de livro sobre o tema trabalhado.
12.5- PROJETO VALORIZANDO A CULTURA INDÍGENA
JUSTIFICATIVA:
Com este projeto pretendemos romper com certos
preconceitos atribuídos aos povos indígenas através do conhecimento cultural
que estes povos possuem e da construção de conceitos que levem à compreensão e
respeito para com a diversidade.
OBJETIVOS:
* Estimular os alunos a refletirem sobre a
temática indígena;
* Propiciar o respeito aos valores
culturais indígenas a partir do conhecimento de suas tradições e riquezas
naturais;
* Compreender
que a valorização cultural é condição essencial para se viver com dignidade;
* Difundir a realidade dos povos indígenas,
suas histórias, seus valores e sua organização sócio-cultural;
* Conhecer a influência indígena em nossa vida.
CONTEÚDO:
* Os povos indígenas ontem e hoje;
* As heranças indígenas;
* Localização das tribos hoje;
* Vocabulário indígena.
DESENVOLVIMENTO DAS
ATIVIDADES:
• Leituras dirigidas de diversos textos sobre
o assunto;
• Discussões e debates;
• Produções escritas e com desenhos;
• Análise de dados estatísticos sobre a
população indígena;
• Localização em mapa dos pontos do território
nacional onde ainda existem tribos indígenas;
* Levantamento
do vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
• Organização de dicionário ilustrado com
palavras de origem indígena.
• Pesquisar lendas, artesanato,
culinária indígena, suas influências na medicina caseira e adornos
pessoais;
PRODUTO
FINAL: Montagem de mural com resultados das pesquisas e
produções dos alunos.
12.6-
PROJETO PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA
JUSTIFICATIVA:
Com este projeto esperamos fazer com que os alunos percebam a saúde como
uma riqueza, um bem a ser conservado ao longo da vida, buscando sempre
preservar e aumentar sua auto-estima.
OBJETIVOS:
ü
Compreenda que os hábitos de higiene e uma
alimentação saudável contribuem para a manutenção da
saúde;
ü
Relacione saneamento básico com manutenção da saúde;
ü Adote medidas de prevenção
de acidentes em casa, na escola, no trânsito, etc;
ü Perceba a necessidade de
dizer "não às drogas";
ü Conheça as formas de
transmissão das doenças sexualmente transmissíveis.
CONTEÚDO:
* Hábitos
de higiene;
* Alimentação;
• Saneamento básico;
• Doenças adquiridas através da
água: dengue, verminoses, etc;
• Prevenção de acidentes;
* A criança e a questão das drogas.
* AIDS e DSTS
DESENVOLVIMENTO DAS
ATIVIDADES:
* Leitura de textos informativos, poesias e
histórias;
• Roda de conversas;
* Pesquisas e debates;
• Confecção de painéis, cartazes, panfletos
informativos;
• Caça-palavras;
• Cruzadinhas;
• Assistir ou contar histórias para os alunos dentro dos
contextos, para posterior discussão sobre a necessidade de dizer não em algumas
situações. Colaboração do PROERD, no caso, para os alunos das 4as.séries.
PRODUTO
FINAL: Produção
de textos de gêneros diversos e desenhos
sobre os temas trabalhados, estudados.
Plano
de Trabalho da Associação de Pais e Mestres
1
- Finalidade:
A
A.P.M. tem por finalidade
colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao
escolar, na integração família – escola
– comunidade e na manutenção geral do
prédio, bem como nas suas dependências e seus materiais de uso pedagógico e
administrativo.
2
- Objetivos:
- Promover
atividades para maior entrosamento entre família, escola e comunidade do
entorno ;
- Promover,
junto a Equipe Escolar e Grêmio Estudantil , atividades culturais de interesse
da comunidade, palestras e outras atividades pertinentes ao esclarecimento de
assuntos polêmicos como drogas, DST/Aids, saúde em geral, entre outros de
interesse momentâneos da clientela;
- Adquirir
material pedagógico, de consumo e serviços, necessários ao desenvolvimento das
atividades junto aos alunos e nos aspectos administrativos da Unidade Escolar;
- Realizar
manutenção nas dependências do prédio
escolar, nos seus materiais e equipamentos, procurando sempre manter a escola
em perfeito estado de conservação, uso e bem estar dos alunos;
- Subsidiar
as famílias carentes na obtenção de medicamentos e, assistência médica, junto
ao serviço de saúde do Distrito;
- Amparar
os alunos com carência de material escolar básico, para o desenvolvimento das
atividades no cotidiano escolar.
- Administrar,
junto ao acompanhamento e orientação dos serviços de contadoria os recursos
provenientes das esferas municipal, estadual e federal, bem como dos recursos
próprios.
3 - Atividades
para geração dos recursos próprios necessários à concretização dos objetivos propostos:
Contribuição
voluntária da equipe escolar, dos
pais/responsáveis e comunidade junto às atividades propostas pela A. P.
M., como realizações de festas e
promoções, previstas no decorrer do ano letivo.
3.1-
Observações:
- As
atividades propostas serão realizadas
com prévia reunião da Diretoria da APM, equipes docente e gestora e junto aos
pais/responsáveis pelos alunos, uma vez que deve existir o objetivo, a preparação, o desenvolvimento e a avaliação
da atividade, ainda que a mesma tenha ou
não receita e despesa e será registrada em ata com análise e aprovação dos
Conselhos Deliberativo e Fiscal.
-
Quanto à administração das receitas e despesas, estas ficarão a cargo da
própria diretoria da A. P. M., com registros em livro próprio, uma vez que são
poucos os recursos arrecadados para que os serviços bancários disponíveis
administrem e, conseqüentemente cobrem as taxas de manutenção que consideramos
abusivas. O acompanhamento será feito pelos Conselhos Deliberativo e Fiscal,
bem como dos pais/responsáveis nas oportunidades de reuniões destes e através
da divulgação nos murais internos e
externos da escola.
São Carlos, 17 de Fevereiro
de 2011.
Plano de
Aplicação de Recursos
Financeiros
Associação de Pais e Mestres
- Subsidiar
as ações das atividades pedagógicas e
culturais colaborando junto a compra de material de papelaria e brinquedoteca.
- Colaborar
com as ações do processo administrativo da escola, relacionado à vida escolar do aluno, ajudando
com a compra de material de escritório e informática.
- Observar
as condições de uso do prédio escolar e dos seus equipamentos
eletroeletrônicos, oferecendo manutenção preventiva e emergencial nas partes de
alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, ferragem e outras que se fizerem
necessárias.
- Observar
a limpeza geral do prédio escolar bem como sua organização e funcionamento no
cotidiano, oferecendo condições para a compra de materiais e manutenção dos
gêneros.
- Aquisição de bens permanentes de acordo
com as necessidades da época de recebimento das verbas pertinentes.
PROJETOS
ESPECIAIS RELACIONADOS NO PLANO DE GESTÃO E EM DESENVOLVIMENTO/CONTINUIDADE
1- ÁGUA E MEIO AMBIENTE
2- A HISTÓRIA COMEÇA NA ESCOLA
3- AFRICANIDADE
4- VALORIZANDO A CULTURA INDÍGENA
5- PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA
6- JUSTIÇA NA ESCOLA
7- SAÚDE BUCAL
8- RÁDIO JORNAL VISCONDE
NOVOS PROJETOS PARA 2013:
1- PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA - PSE
ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR - EVENTOS
DA ESCOLA - 2013
|
|||||
ATIVIDADE(s)
|
OBJETIVO(s)
|
PÚBLICO ALVO
|
RESPONSÁVEIS
|
PERÍODO DE
REALIZAÇÃO
|
AVALIAÇÃO
|
Preservação
do Patrimônio
|
Conscientizar
a comunidade escolar quanto à necessidade de mudar seus hábitos e atitudes em
relação ao prédio e materiais de uso coletivo.
Propiciar
condições para que a comunidade escolar conheça a procedência dos recursos
utilizados na conservação do patrimônio.
|
Comunidade
Escolar
|
Professores,
funcionários, gestores, alunos e comunidade.
|
Durante
o ano letivo.
|
A
apresentação constante de uma escola acolhedora,sempre limpa, conservada e
bonita.
|
Dia
Mundial da Água
|
Conscientizar
sobre o uso racional da água.
Sugerir
formas de reutilização da água no
cotidiano de nossos lares.
|
Comunidade
Escolar
|
Professores,
funcionários, gestores, alunos e comunidade.
|
Durante
o ano letivo e, principalmente, no dia 22/03 – dia mundial da água.
|
Apresentação
das produções dos alunos no mural da
escola; socialização oral de produções na rádio; cartazes dos alunos com
dicas de utilização, próximas dos locais onde existe água disponível como
bebedouros, lavatórios, vasos sanitários.
|
Meio
Ambiente
|
Conscientizar
quanto à necessidade de preservação do meio em que vivemos e que estamos
preparando para os nossos descendentes.
Identificar
o tempo que a natureza leva para degradar as substâncias produzidas pela
humanidade.
Conhecer
os recursos naturais renováveis e não renováveis.
|
Comunidade
Escolar
|
Professores,
funcionários, gestores, alunos e comunidade.
|
Durante
o ano letivo e, principalmente, no dia 05/06 – dia mundial do Meio Ambiente.
|
Apresentação
das produções dos alunos no mural da
escola; socialização oral de produções na rádio da escola.
|
Festa
Junina
|
Preservar
a cultura brasileira através de pesquisas, cantos, danças, brincadeiras.
|
Comunidade
escolar
|
Professores,
funcionários, gestores, alunos, APM e comunidade.
|
Durante
o mês de Junho
|
Desempenho
dos alunos nas propostas de atividades desenvolvidas nas classes; desempenho
dos grupos de alunos nas apresentações das músicas, danças.
|
Gincana
do Estudante
|
Valorizar
e conscientizar os alunos sobre a importância de sua dedicação aos estudos,
para sua vida pessoal.
|
Alunos
da U.E.
|
Professores,
funcionários e gestores.
|
Mês
de Agosto
|
Participação
dos alunos nas atividades lúdicas promovidas pela equipe escolar e Grêmio
Estudantil “11 de Agosto”.
|
Agita
Galera/Agita São Paulo
|
Fortalecer
a prática da atividade física como modelo de vida saudável.
|
Comunidade
Escolar.
|
Professores,
gestores e Agentes da Unidade de Saúde da Família do Distrito de Santa
Eudóxia.
|
Mês
de Agosto
|
Pesquisas
e dados estatísticos com a comunidade escolar, levantando o nível de
informação inicial e, após os trabalhos, elaboração de painel/mural com
informações gerais sobre os temas abordados; socialização oral das produções,
na rádio da escola; ações pontuais junto à programação da S. E. E./D. E.
|
Dia
da Árvore
|
Conscientizar
sobre a importância da preservação dos recursos naturais para o meio ambiente
e, como conseqüência, melhorar a qualidade de vida dos seres humanos.
Desenvolver
a prática do plantio de árvores e os respectivos cuidados para o crescimento,
o desenvolvimento e a finalidade.
Estimular
o respeito pelo verde em qualquer lugar e circunstância.
Contribuir
com as ações da Prefeitura Municipal de São Carlos, incentivando o plantio de
árvores nas residências dos alunos, a fim de zelar pela preservação do verde
e, conseqüentemente, abater o valor de pagamento do IPTU (imposto predial e territorial urbano)
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Comunidade
Escolar.
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Professores,
direção e alunos.
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Mês
de Setembro e, principalmente, na semana do dia da árvore.
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Exposição
de trabalhos/produções dos alunos, sobre o tema trabalhado; socialização oral
das produções dos alunos, na rádio da escola.
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Dia
da Criança
SP
educando pela diferença para a igualdade
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Valorizar
o período/fase de ser criança.
Elevar
a auto-estima dos estudantes com falta de estímulo próprio e/ou familiar para
maior empenho junto aos estudos.
Apresentar
o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Perceber
e respeitar semelhanças e diferenças entre os indivíduos.
Sensibilizar
e conscientizar, desenvolvendo ações que levem a criança a pensar sobre a
importância das diferentes culturas dos indivíduos que compõem a sociedade.
Refletir
como pode se sentir um indivíduo vítima de qualquer tipo de preconceito ou
discriminação.
Conhecer
a Constituição da República Federativa do Brasil e a História das comunidades
africanas, indígenas, asiáticas, européias, americanas.
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Alunos
da U.E. e comunidade do entorno.
Alunos
da U.E. e comunidade do entorno.
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Gestores,
funcionários, professores, APM, Conselho de Escola.
Professores
e gestores.
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Durante
o mês de Outubro
Durante
o ano letivo, aproveitando as circunstâncias e datas comemorativas:
descobrimento do Brasil, índio, consciência negra...
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Participação
das crianças nas atividades propostas: gincana, brincadeiras, atividades
esportivas, aluguel de brinquedos...
Interpretar
o ECA: cumprindo deveres e conhecendo direitos.
Exposição
de trabalhos/produções dos alunos, sobre os temas trabalhados; socialização
oral das produções dos alunos na rádio da escola.
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Aniversário
do município de São Carlos e do distrito de Santa Eudóxia
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Dar
conhecimento (geográfico, econômico) a respeito da cidade, fazendo comparações com outras
cidades conhecidas pelos alunos.
Valorizar
o sentimento de amor à cidade e ao distrito
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Comunidade
escolar.
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Professores,
gestores, funcionários, alunos e pais/responsáveis
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Mês
de Novembro.
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Participação
nas atividades propostas: apresentações de acrósticos, jograis, cantos de
hinos pátrios, maquetes, desenhos, pesquisas de opinião junto aos
pais/responsáveis.
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Feira do
Conhecimento e Sarau “Aprendendo a ser e a conviver”
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Socializar
com a comunidade a diversidade de atividades propostas durante o ano letivo.
Montar
“stands” com assuntos diversificados e estudados durante o ano letivo para
apresentação à comunidade.
Desenvolver
o espírito solidário e construtivo dentro de cada um, zelando pela boa
convivência, respeitando as diferenças de cada indivíduo, dentro e fora da
escola.
Subsidiar
as relações pessoais e interpessoais para a melhoria da qualidade de vida da
comunidade escolar.
Minimizar a
violência física e verbal, aflorada nas mínimas situações de desentendimento
entre grupos diversos envolvidos no contexto escolar.
Escola e
família falarem a mesma língua em relação à educação dos alunos/filhos.
Fortalecer
a relação família-escola.
Criar bons
hábitos alimentares.
Aprender a
cuidar da higiene pessoal e preservar a saúde física e espiritual.
Aprimorar
os conhecimentos alimentares e os cuidados com a higiene do corpo e da mente.
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Comunidade
Escolar.
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Professores,
funcionários, alunos e gestores.
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Durante
o ano letivo para o desenvolvimentomês de dezembro
para a socialização.
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A
avaliação ocorrerá durante o ano letivo por meio das observações junto às
atividades propostas, principalmente aquelas práticas, concretas; por meio de leituras pelos professores com propostas de debates,
discussões, trocas de experiências e das propostas de atividades como
leituras de gêneros diversos utilizando livros didáticos e paradidáticos,
jornais, revistas ... em ambientes
diversos da U.E. Além das práticas elencadas, quanto à alimentação, durante os
horários de lanches/refeições onde todos os adultos da escola incentivam e
orientam os alunos para o uso dos utensílios (pratos, talheres, balcão
térmico) e escolha dos gêneros alimentícios fornecidos no cotidiano escolar.
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HORÁRIO
DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO
DIA
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HORÁRIO
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GESTORES
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PROFESSORES
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3ª.
feira
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16h55
às 18h55
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Geani Rodrigues Roncon
Roselene do Carmo Moreno
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KAZUKO
TAGUCHI OKINO
ANA
BEATRIS APPEL GINI DE SOUZA
EDER
EDSON DE CARVALHO
DOMENICA
CRISTINA LOPES DE SOUZA
SONICE
DONIZETTI LUCCAS
MARIA
DO ROSÁRIO PRATES PORTO
MARIA
APARECIDA THOMAS SILVA
MAURILENE
MARIA RUGGIERO SEPPE
ANDRÉA
MARIA BIASON PADILHA
CLAUDIA
RUGGIERO M. DE OLIVEIRA
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ESTRUTURA DA
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DA E. E. VISCONDE DA CUNHA BUENO
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CONSELHO
DELIBERATIVO
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MEMBROS
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EVENTOS
DA APM
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DATA
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PRESIDENTE: Geani Rodrigues Roncon
Caroline
dos Santos Funaro de Souza
Milene
Cristina da Silva Tassim
José
Roberto Aparecido de Souza
Silmara
de Cássia Aragão Ferrante
Simone
Aparecida Leandro
Mércia
Patracão Ferreira
Rosana
Aparecida Alves
Angelica
Aparecida Sanchim
Luciana
Aparecida de Souza
Eder
Edson de carvalho
Maria
Aparecida Thomaz Silva
|
Festa Julina
Dia do Estudante
Dia da Criança
Festa de Encerramento do Ano/Sarau
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12/07/11
20/08/11
08/10/11
09/12/11
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DIRETORIA
EXECUTIVA
|
DIR.
EXECUTIVO: Roselene do Carmo Moreno
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VICE
DIR. EXECUTIVO: Kazuko Taguchi Okino
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SECRETÁRIO:
Maurilene Maria Ruggiero Sepe
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DIR.
FINANCEIRO: Raquel Ap. Casarini de Souza
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|
VICE
DIR. FINANCEIRO: Geicivania Maria de Matos
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DIR.
CULTURAL: Marcia Cristina N. Lazarine
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DIR.
DE ESPORTES: Sonice Donizetti Luccas
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DIR.
SOCIAL: Tania Maria da Siva Marques
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DIR.PATRIMÔNIO:
Andrea Maria Biason Padilha
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CONSELHO FISCAL
|
Ana
Beatris Appel
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Ligia
Aparecida Paes
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|
Lea
Aparecida Leite Didone
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ESTRUTURA DO
CONSELHO DE ESCOLA DA E. E. VISCONDE DA CUNHA BUENO ( Artigo 95 da L.C.
444/85)
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ESPECIALISTAS DE
EDUCAÇÃO
|
Presidente:
Geani Rodrigues Roncon
|
P
A
I
S
SUPLENTES
|
Ligia Aparecida Paes
|
Roselene
do Carmo Moreno
|
Caroline dos Santos Funaro de Souza
Milene Cristina da
Silva Tassim
José Roberto
Aparecido de Souza
Silmara de Cássia
Aragão Ferrante
Simone Aparecida
Leandro
Angelica Aparecida Sanchim
Geicivania Maria de
Matos
Lea Aparecida Leite
Didone
|
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|
Luciana Aparecida de
Souza
Rosana Aparecida
Alves
|
||
Eder Edson de
carvalho
Maria
Aparecida Thomaz Silva
|
|
||
Tania Maria da silva Marques
|
|
||
Sonice
Donizetti Luccas
|
|
||
Andrea
Maria Biason Padilha
|
|
||
Ana
Beatris Appel Gini de Souza
|
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|
Domenica
Cristina Lopes de Souza
|
A
L
U
N
O
S’
|
|
|
Maria
do Rosário Prates Porto
|
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|
|
||
|
|
||
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|
SUPLENTES
|
Maurilene
Maria Ruggiero Sepe
|
|
|
Claudia
Ruggiero Massucci de Oliveira
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FUNCIONÁRIOS
|
Mércia
Patracão Ferreira
Thiago Henrique da
Silva dos Santos Hercoli
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SUPLENTES
|
Daniela Valéria da
Silva Cuel
Elenice do
Nascimento Silva
|
SUPLENTES
|
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