Plano de Gestão






1 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA



DENOMINAÇÃO:

ESCOLA ESTADUAL “ VISCONDE DA CUNHA BUENO”

ENDEREÇO: Rua Coronel Joaquim Cintra, s/no.

BAIRRO/DISTRITO: Distrito de Santa Eudóxia

MUNICÍPIO: São Carlos – SP

TELEFONE: 16 3379-1178/1206  
       
CEP: 13.579-000

CÓDIGO CIE: 024600

CÓDIGO UA: 43432

            


MANTENEDOR:  Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


PUBLICAÇÕES LEGAIS:

 ATO DE AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO: Decreto 13.529 DOE 16/05/79

ATO DE INSTALAÇÃO: Resolução SE 70 – DOE 03/08/79

 ATO DE DENOMINAÇÃO: Decreto 13.529 DOE 16/05/79

REGIMENTO ESCOLAR – ATO DE APROVAÇÃO: DOE  de



CURSOS OFERECIDOS :

ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR DE 8 ANOS – CICLO I – 4ª. SÉRIES

ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR DE 9 ANOS – CICLO I – 1º. AO 5º. ANO
1.1.DADOS COMPLEMENTARES


Diretor de Escola

GEANI RODRIGUES RONCON


PC – Ciclo I

ROSELENE DO CARMO MORENO


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

MANHÃ


TARDE

NOITE

Das   6h45  às 11h45

Das  11h45  às  18h

-


TIPOS DE ENSINO QUE A ESCOLA OFERECE

ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR DE 8 ANOS – CICLO I – 4ª. SÉRIES

ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR DE 9 ANOS – CICLO I – 1º. AO 5º. ANO



NÚMERO DE CLASSES/ALUNOS

         
MANHÃ


TARDE

NOITE

CLASSES
ALUNOS
CLASSES
ALUNOS
CLASSES
ALUNOS
E. F. - Ciclo I








HORÁRIO DE AULAS – ENTRADA E SAIDA

MANHÃ
TARDE
NOITE
E. F. - Ciclo I
7h/11h30
12h20/16h50
-

HORÁRIO DE TRABALHO DA EQUIPE GESTORA

MANHÃ
TARDE
             NOITE
Diretor de Escola
2ª. e 6ª. feira das .8h50 às 13h10
3ª., 4ª. e 5ª. feiras das 6h50 às 13h10
2ª. e 6ª. feira das 14h10 às 18h
3ª., 4ª. e 5as. feiras das 14h10 às 16h

PC – Ciclo I
2ª. e 6ª. feiras das 7h às 12h
3ª feira das 10h às 14h
4ª. e 5as.feiras das 9h às 14h
2ª. e 6ª. feira das 13h às 16h
3ª feira das 15h às 19h
4ª. e 5as.feiras das 15h às 18h



HORÁRIO DE TRABALHO DA SECRETARIA
MANHÃ
TARDE
NOITE
7h/13h
13h/18h
-

REUNIÃO DA EQUIPE GESTORA
DIA
HORA
Nº de PROFESSORES
3as. e 5as. feiras
14h/16h
02

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

a)    Apresentação da Escola:

Em 16/05/79 sob o Decreto 13.529, dispõe sobre criação de Unidade Escolar na Delegacia de Ensino de São Carlos na Coordenadoria de Ensino de Interior, no município de São Carlos como E. E. P. G. Visconde da Cunha Bueno.
 O ato de instalação obedeceu a Resolução SE 70  publicada no DOE de 03/08/79.

Modalidades de ensino ORIGINALMENTE oferecidas:

Ensino Fundamental Regular de 8 anos - Ciclo I – 1ª a 4ª séries e Ciclo II – 5ª. a 8ª. séries

Turnos em que funcionava ORIGINALMENTE:
 ( X  ) matutino          (   ) vespertino            ( X  ) tarde           ( X ) noturno           (   ) integral


Comerciante e agricultor de destaque na história do distrito de Santa Eudóxia. Atuou em benefício local contribuindo para a construção de uma estação ferroviária a fim de escoar a produção de café das suas terras e das terras vizinhas. A estação ferroviária de Santa Eudóxia era a de número dez entre as estações que compunham o percurso até São Carlos, onde partia para o porto de Santos, para a exportação. Constituiu família, atuou para o crescimento econômico local, o qual foi denominado Distrito de Santa Eudóxia, em homenagem à sua mulher, Eudóxia, muito querida pelos que compartilharam junto à sua vivência, por sua bondade em ajudar as pessoas. Contam as histórias que uma escrava da Sra. Viscondessa, preparou um alimento líquido para sua ama, adicionando veneno, onde esta faleceu. Também em sua homenagem a igreja local é denominada de Santa Eudóxia, tornando-se padroeira do Distrito, onde comemoram anualmente, no mês de maio, as festividades religiosas. A estação, por sua vez, com a escassez na economia cafeeira deixou de funcionar e foi adaptada, posteriormente para abrigar a escola de hoje.
Em 16/05/1979, através do Decreto 13.529, passou a ter como patrono VISCONDE  DA CUNHA BUENO.

A  Escola Estadual “ VISCONDE DA CUNHA BUENO”  atualmente:
A Unidade Escolar funciona, desde a sua fundação, em prédio adaptado, onde abrigava a Estação Ferroviária de Santa Eudóxia, que fazia o fluxo do café da região. As adaptações acontecem até hoje, pois o objetivo é sempre atender as necessidades da demanda local, baseadas nas diretrizes educacionais do Estado e da Federação.
A escola localiza-se num Distrito distante 35 Km do centro do Município de São Carlos. A Unidade Escolar mais próxima está a 1 Km, denominada E. E. Alice Madeira João Francisco. Estamos em local tranquilo com reduzido fluxo de transporte em nossas vias. Nossos alunos são prestativos e respeitadores, seus responsáveis são trabalhadores atuantes na agricultura, nas indústrias, outros funcionários públicos, outros no comércio, onde saem pela manhã e retornam ao final da tarde; boa parte das mães são administradoras do lar e, entre estas, autônoma e aleatoriamente, prestam serviços caseiros para auxiliar na renda familiar.  Em geral, os pais/responsáveis possuem escolaridade básica. As condições de urbanização como transporte, coleta de lixo, de esgoto e distribuição de água e energia elétrica tem se mostrado adequadas e suficientes, o único quesito que  falta à comunidade do distrito relaciona-se ao lazer, quase ausente. O princípio motivador que temos em nossa escola é o de sempre ampliar a relação de “pertencimento”,  entre os que trabalham e os que frequentam a unidade de ensino e a comunidade.
O perfil histórico nos indica a escola com suas particularidades e a comunidade também com as suas, entre elas temos uma intersecção com tendência de ampliação ao longo do tempo, por exemplo, uma escola de tempo integral. A existência da escola atual é dependente de grau de estabelecimento relacional de apropriação junto à comunidade a qual ela serve, a qual seus servidores, servem, oferecendo suas contribuições. Quanto mais a população do entorno reconhece a escola como sua, mais ela se responsabiliza pela conservação, pela não depredação, pelo zelo da mesma. Em contrapartida a escola ao reconhecer a comunidade pode proporcionar melhorias em ações referentes ao lazer, as condições de urbanização e ambientais.
O corpo docente é qualificado e na sua maioria efetivos concursados, porém não permanecem, em sua maioria, na Unidade Escolar, devido à localização e, então utilizam-se dos afastamentos permitidos por lei. Os professores contratados são orientados a seguirem as linhas norteadoras do contexto da Unidade Escolar. O módulo de funcionários é completo para a  operação e funcionalidade integral da escola. Apesar de todo recurso humano existente e do benefício do ALE (adicional local de exercício com porcentagens diferenciadas entre docentes e funcionários), porém os desejos das remoções são constantes, devido à localização da escola.


b - Linhas Básicas da Proposta Pedagógica:

Através dos resultados do SARESP/IDESP/IBEB e dos indicadores finais, a comunidade escolar elenca metas e ações para o fortalecimento da qualidade do ensino oferecido.
     De tal forma, a Unidade Escolar em seu Projeto Político Pedagógico, revisitado todo início e meio de ano letivo e em momentos oportunos, trabalha em função de buscar que seu educando:

- Amplie suas habilidades: cognitiva, física, afetiva e ética.
- Tenha acesso aos conteúdos, viabilizando a aquisição e desenvolvimento de habilidades  inerentes à sua inserção social.
- Domine a língua materna e saia do Ciclo I plenamente letrado, estando habilitado para, em processo de educação permanente, adequar-se às constantes modificações da sociedade e das inovações do mundo do trabalho. 
 - Alcance sua identidade pessoal.
 - Conheça e construa valores.
- Uma atuação ética, crítica e participativa na sociedade, no âmbito cultural, social e político.
- Conheça e busque manutenção da cultura de sua comunidade e da cultura brasileira.
 



E que esse educando conte com um Professor que tenha consciência:
- de que a aprendizagem deverá ser significativa para os alunos – eles precisam saber por que e para que estão aprendendo algo.
- de que a aquisição de conhecimento pelos alunos envolve um complexo processo de reorganização e construção mentais para assimilar e interpretar os conteúdos escolares.
- das diferenças individuais e respeite-as.
- da importância da proposição de problemas, desafios, que estimulem o aluno a elaborar hipóteses e experimentação.
- de que o erro faz parte do processo de aprendizagem e pode servir como ponto de partida para a construção do conhecimento.
- que ouça e principalmente valorize o que ouviu de seu aluno como alicerce ao trato de temas que objetiva trabalhar.
- da importância de conhecer cada aluno, sua história de vida, seus conhecimentos prévios.

E que esse professor trabalhe com Conteúdos referentes e desenvolvidos:
· em conceitos, informações e vivências de situações relacionadas a cada área do saber.
· aos procedimentos básicos de estudo, de produção de conhecimento, ao saber fazer: como organizar um trabalho, como realizar uma pesquisa, porque revisar um texto antes de entregá-lo, como construir uma argumentação, etc.
· com valores e atitudes presentes não só nos conteúdos escolares, mas também nas relações entre pessoas no convívio escolar.

E que no cotidiano escolar  se pratique uma Avaliação que busque:
- não somente o domínio do conteúdo, mas que sirva de mediação ao desenvolvimento das habilidades, um detector de aprendizagem.
- a indicação à pratica docente dos ajustes necessários ao processo educativo.
- explorar e valorizar os diferentes pontos de partida entre os alunos.
- ser elemento mediador das dificuldades dos alunos trabalhando-as  de forma diferenciadas.
- ser continua e diversificada.
     
c. Análise / Avaliação dos Processos de Gestão (5 dimensões)
                       
                       
    c.1 – Gestão de Pessoas:

            A equipe gestora desta escola trabalha com uma comunidade escolar parcialmente participativa. Professores e funcionários são mais participativos e envolvidos com o projeto pedagógico. Alunos e pais ainda precisam de um envolvimento maior. Nossos esforços não estão sendo suficientes para atender às expectativas da equipe gestora, a qual prioriza as questões pedagógicas em todos os sentidos, tanto com professores e funcionários, orientando-os sobre comportamentos adequados de atendimento à clientela escolar e legislação e normas, quanto à presença nos cursos de atualização/formação. Percebemos muitas trocas de informações entre os professores e funcionários e um grande compromisso de todos eles quanto à qualidade do trabalho que realizam. São pontuais e cumprem com grande responsabilidade suas funções.
           
            Os conflitos que surgem são solucionados a contento, permitindo o crescimento de todos os envolvidos, através da mediação da equipe gestora e da conscientização das devidas responsabilidades.

            Os diversos segmentos da comunidade escolar são rotineiramente consultados pela equipe gestora,  sempre que alguma mudança ou alteração de rotinas acontecem. Fazemos reuniões  conjuntas do Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres  e também nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo  com os professores e também em reuniões com os funcionários.

            De forma geral, os pais da APM e do Conselho de Escola são participativos, colaboradores e atuantes, bem como os alunos do Grêmio Estudantil, os representantes de classe e os demais alunos.

            O Regimento Escolar, bem como as demais normas regulamentadoras das atividades escolares são discutidas com os envolvidos, de forma que ninguém possa alegar ignorância. Para a comunidade ingressante a reunião para os respectivos esclarecimentos acontece sempre no primeiro dia letivo do ano.

           O serviço de atendimento a pais e alunos é feito com muita eficiência e presteza pela equipe gestora da escola e pelos funcionários da administração, secretaria e agentes de organização escolar. A secretaria está sempre pronta para fazer os atendimentos na medida das solicitações dos pais, dos alunos, dos professores, dos funcionários, ou dos órgãos superiores.


            Conversamos muito com os alunos e seus pais sobre comportamentos, atitudes e aproveitamento escolar e demais dificuldades que os mesmos apresentam, visando mudanças comportamentais calcados em compromissos.
            Divulgamos experiências bem sucedidas, como forma de reconhecimento dos trabalhos da equipe escolar e incentivo a futuros projetos.

c.2 – Gestão Participativa:


                        A Gestão Participativa ainda é algo a ser conquistado. Estamos em fase de construção. Os pais embora participem das instituições auxiliares da gestão escolar, ainda não se sentem a vontade para atuar efetivamente na construção da Proposta Pedagógica da Escola. Percebemos na grande maioria dos pais, uma confiança muito grande nos trabalhos da escola, deixando, portanto, somente para ela a educação dos filhos, o que dificulta sobremaneira nosso trabalho.

            Os membros que compõem o Conselho de Escola, APM e Grêmio Estudantil são participativos e comprometidos com as metas e objetivos da escola. Há muito interesse em compartilhar as ações nas quais são envolvidos, havendo entre eles constante comunicação, onde a transparência das ações e serviços prestados pela equipe gestora gera um elo de confiança e tranquilidade entre toda a comunidade escolar. 

            Por ocasião do Planejamento Escolar, no início do ano, é trabalhado o Projeto Pedagógico da Escola com os professores, e também quando entra algum professor novo, de tal forma que eles se integram e se adequam à nossa realidade.

            Nas horas de trabalho pedagógico coletivo os professores recebem orientações e informações sobre os objetivos da escola e dos projetos em desenvolvimento, além de se integrarem quanto à programação da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino. É dado espaço de interação aos docentes para que possam socializar as informações recebidas nas Orientações Técnicas e para que busquem coletivamente possíveis soluções para enfrentar os problemas das rotinas diárias.

            A escola utiliza-se de espaços internos e externos para dar  informações aos alunos, seus pais e comunidade, bem como faz a divulgação de trabalhos dos alunos no corredor da escola.

c.3 – Gestão Pedagógica:
           
            A  Gestão Pedagógica realizada na escola, busca um trabalho comprometido envolvendo todos os elementos constitutivos da comunidade escolar, tendo como meta um ensino voltado aos interesses dos alunos com fundamentação atualizada e disponibilizada a todos.

            A participação pedagógica envolve a todos, através de um sistema de comunicação constante, direta e indiretamente mostrando os serviços prestados, dando a todos oportunidades para sugestões, solicitações, oferecimento de serviços e idéias.

            As reuniões no início do ano, as bimestrais, as assembléias gerais, os projetos desenvolvidos, comunicados e festas, são todas excelentes oportunidades de chamamento dos pais / responsáveis para um trabalho de parceria em prol do sucesso do coletivo escolar.

            Com o objetivo de amparar o alunado,  é disponibilizado semanalmente um horário para atendimento aos pais / responsáveis junto aos alunos que necessitam de maior assessoria da família, por motivos vários, tais como saúde, assiduidade, dificuldades de aprendizagem, etc.

            O professor como mediador e estimulador, busca atualização constante de sua atuação docente competente e responsável, criando assim um ambiente favorecedor do desempenho de educadores comprometidos com uma escola pública que produza individual e coletivamente a realização efetiva da educação popular, trabalhando em suas aulas o heterogêneo, oportunizando e oferecendo ensino diferenciado e inclusivo a todos os alunos indistintamente.

            Quanto à avaliação, a mesma envolve a análise do conhecimento adquirido pelo aluno e também dos aspectos formativos, através da observação constante de suas atitudes, referentes à assiduidade, atividades pedagógicas e responsabilidades como educando, prevalecendo sempre os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

            Nos HTPCs, desenvolve-se um trabalho voltado para o intercâmbio de experiências, levantamento de problemas educacionais pontuais, onde se disponibilizam recursos materiais e humanos que possam subsidiar a análise e solução dos problemas apresentados.


c.4 -  Gestão de Recursos Físicos e Financeiros:

            A Gestão dos Recursos Físicos e Financeiros é realizada com a colaboração de todos os órgãos auxiliares da administração escolar: APM, Conselho de Escola, Grêmio Estudantil, funcionários e professores da Unidade Escolar.
           
            Sempre que a equipe gestora detecta alguma necessidade de intervenção nas instalações físicas ou equipamentos da unidade escolar, esta procura discutir com a comunidade escolar a real necessidade de tal intervenção, bem como procura adequá-las aos recursos disponíveis que são: manutenção do prédio e equipamentos, recebidos através do convênio da APM com a Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE). Recebemos também, uma vez por ano,  do Ministério da Educação e Cultura (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a verba  Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para uso em materiais de consumo e permanentes. Recebemos ainda, da Seção de Finanças da Diretoria de Ensino, verbas de Despesa Miúda de Pronto Pagamento (DMPP) e Material de Consumo e Manutenção de equipamentos. Eventualmente a Diretoria de Ensino realiza compras centralizadas de material e distribui para as escolas.
                        Eventualmente, a escola recebia através da APM, verba da Prefeitura Municipal de São Carlos para atendimento das necessidades da U. E.. Já estamos em dois anos consecutivos sem o recebimento da mesma.
            A vida funcional dos professores e funcionários está regularizada e atualizada, sendo prontamente atendidas as demandas dos mesmos.

            A escola  dispõe de quadra de esportes, o que melhora a prática da educação física / esportes e realização de atividades em local coberto. Dispomos ainda de Sala Ambiente de Informática (SAI) conjugada com sala de leitura, pátios, refeitório, jardim  e quatro salas de aula que são utilizadas nos dois períodos, manhã e tarde. Para o ano de 2013 necessitaremos de mais um ambiente denominado e disponível como sala de aula, devido à entrada da demanda ingressante no 1º. ano do ensino fundamental de nove anos e das adequações que já fazemos desde a implantação do ensino fundamental de nove anos em nossa unidade escolar.

            Desde de 2007 esta escola não participa do Programa Escola da Família, ficando a escola fechada nos finais de semana, salvo nos sábados e ou domingos que são realizadas atividades culturais e/ou comemorações cívicas obedecendo o calendário escolar.

            A conservação, a higiene e a limpeza dos ambientes é realizada por empresa terceirizada, que mantem uma funcionária para sanar as necessidades básicas.



c.5 – Gestão de Resultados Educacionais:


            A escola tem como tradição, realizar uma primeira reunião com os pais nos primeiros dias de aula. Esta tem o objetivo de realizar o primeiro contato entre o professor da classe com os responsáveis pelos alunos. Nela são passadas as rotinas da escola, como por exemplo: dinâmica da rotina escolar, lição de casa diária com atividades de leitura e escrita e como aprimoramento dos conteúdos aprendidos em classe; disposição da escola para  atendimento aos pais; incentivo à participar da merenda escolar ressaltando que para a realização da mesma dispomos de balcão térmico para o sistema self-service com o objetivo de não haver desperdício de alimentos, bem como  utilizamos  prato e canecas de vidro temperado e talheres de metal (garfo, faca, colher e colher de sobremesa); a importância da participação intensa dos pais na vida escolar do educando; a participação dos pais nas instituições auxiliares da gestão escolar (APM e Conselho de Escola); a importância da assiduidade e empenho dos alunos na escola. Aos alunos com baixa frequência os pais são orientados e, na necessidade notificados oficialmente pela escola para que se justifiquem as faltas. Casos abusivos e injustificados de faltas, serão encaminhados ao Conselho Tutelar para providências da família.
                                                                                                                                
3. CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA:

A E. E. “Visconde da Cunha Bueno” atende uma clientela bem variada, com classes heterogêneas, com diferentes níveis de aprendizagem e faixa etária variando de 06 a 10 anos.

De modo geral, nossa clientela apresenta conhecimentos que a própria vida familiar transmitiu, cabendo à escola adequar e introduzir novos conceitos, através do uso de métodos criativos, para despertar o interesse e ganhar a confiança da criança, buscando um ponto de partida mais ou menos homogêneo para dar continuidade às atividades desejadas.

O incentivo à participação dos pais na vida escolar da criança tem contribuído bastante para que os resultados delineados pelos professores sejam alcançados, pois colocamos os pais/responsáveis como elo de ligação entre escola e família  para o bom desempenho do aluno.

Nossa clientela reside em sua maioria em casa própria, com os pais ou com um dos responsáveis. O nível de escolaridade destes responsáveis é de 1º grau incompleto ou 2º grau incompleto com profissões e crença religiosa das mais variadas. A maioria não possui plano de saúde,  nota-se que há hábitos saudáveis de alimentação e higiene. Poucas famílias têm o hábito da leitura e atividades de lazer rotineiras. As crianças apresentam boa conduta e relacionam-se bem entre si,  não apresentando grandes dificuldades em seguir linhas de condutas estipuladas pela escola ou pelos professores. A grande maioria já entende e desempenha de forma satisfatória seu papel de aluno, consciente do que se espera dele.
Até a presente não há índices de evasão no cotidiano da Unidade Escolar.

4. AVALIAÇÃO DA ESCOLA

4.1 - Avaliação Institucional:

A avaliação institucional tem como objetivo avaliar o desempenho da escola junto à comunidade escolar. Procuramos, em todo final de ano, através de depoimentos escritos de todos os membros da equipe escolar e membros da APM e Conselho de Escola, avaliar os aspectos pedagógicos, instalações físicas e atendimento à clientela, por serem estas as dimensões que mais preocupação nos dão, pois envolvem a participação da equipe gestora, da equipe docente, dos funcionários e o desempenho dos alunos e acompanhamento dos pais.
           
Após  tabulados, os dados nos indicam importantes informações que certamente estão servindo para auxiliar futuras mudanças e/ou adequações na U. E.

Observa-se o desconhecimento dos pais quanto a progressão continuada e bem pouco o valor que dão ao acompanhamento das tarefas casa, caderno, organização.
Quanto às instalações físicas e os cuidados com os alunos só merecemos elogios.
A escola conta ainda com um grupo de professores que se afastam seja através da legislação em vigor ou através do Convênio de Municipalização, fato este que impede que tenhamos professores que possam continuar com as classes nos anos seguintes, pois temos sempre metade da escola que se renova a cada ano, cujos professores não estão envolvidos e pouco se envolvem com o projeto pedagógico da escola, dificultando a interação entre eles, entre a equipe gestora e os alunos.

Em linhas gerais, as observações feitas quanto ao atendimento de alunos, pais, professores e funcionários são muito boas. A escola mantém um excelente nível de atendimento pedagógico, apesar das dificuldades já citadas, bem como um ambiente limpo, organizado e higienizado. A alimentação é de excelente qualidade, bem feita e ao gosto dos alunos, sendo muito agradável nosso refeitório e demais dependências.



4.2 - Avaliação do Ensino e da Aprendizagem:

Diante dos resultados obtidos e divulgados no IDESP nos anos de 2008, 2009, 2010 e as metas pretendidas para 2011, a escola apresentou uma evolução positiva, superando a cada ano a sua meta pré-determinada.
Tais indicadores são provenientes dos resultados obtidos pelo SARESP-Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, do fluxo escolar, bem como dos resultados e metas do IDEB- índice de Desenvolvimento da Educação Básica/Prova Brasil, no qual a escola atingiu em 2009 o índice proposto para 2015.













4.2.a- Resultados da frequência e da aprendizagem


                                                       FLUXO ESCOLAR

QUADRO DEMONSTRATIVO

MATRÍCULA, TRANSFERÊNCIA, PROMOÇÃO, RETENÇÃO E EVASÃO                                

REFERÊNCIA: ANO 2010
                                              

ENSINO FUNDAMENTAL – Ciclo I


SÉRIE/ANO

MATRÍCULA

TRANSFERÊNCIA

PROMOÇÃO

RETENÇÃO

EVASÃO

OBSERVAÇÃO







   1º. Ano
21
4
100
0
0

2º. Ano
33
7
100
0
0

3º. Ano
45 
8   
100
0
0

3ª. série
48
3
100
0
0

4ª. série
39
11
100
0
0








TOTAL
186
34
152/100%
0
0





















4.2.b – Resultados da escola


AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DA ESCOLA DE ACORDO COM O IDESP

ÍNDICE DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO





SÉRIE
ENSINO FUNDAMENTAL


IDESP 2007
META/IDESP
2008
META/IDESP
          2009
META/IDESP 2010
PARCELA CUMPRIDA DAS METAS
META 2011

4ª. série


3,03

3,18/3,37

3,53/4,28

4,41/5,04

120%

5,14















AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DA ESCOLA DE ACORDO COM O IDEB

ÍNDICE DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA


SÉRIE
ENSINO FUNDAMENTAL


IDEB 2007
META/IDEB
2009
META  2011
META 2013
META 2015
META 2017

4ª. série


4,7

4,9/5,7

5,2

5,5

5,7

6,0











                       



5. OBJETIVOS DA ESCOLA:

A educação escolar, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Além dos objetivos previstos na Lei 9394/96, a escola terá como objetivos:
a)    – garantia de igualdade de condições para ao acesso e permanência do aluno na escola;
b)    – garantia do padrão de qualidade do ensino ministrado;
c)    – respeito à liberdade de idéias e apreço à tolerância;
d)    – valorização do conhecimento do aluno e sua experiência extra-escolar;
e)    – valorização da educação escolar do trabalho e das práticas sociais;
f)     – formação do aluno crítico através da reflexão para melhor exercer a cidadania de forma consciente e participativa, posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo, como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas;
g)    – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da escrita, da leitura e do cálculo;
h)   – a compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade;
i)     – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
j)      – o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
l)     – desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, competências e habilidades e a formação de atitudes e valores.

m)  - oferecer à clientela de 6 a 10 anos, o ciclo I do Ensino Fundamental de 9 anos de acordo com a Lei 11274/2006,regulamentada pela Deliberação CEE 73/2008.



GRÊMIO ESTUDANTIL “11 DE AGOSTO”

ALUNOS REPRESENTANTES:

1º. Ano A
IRAN GALHIARDI LAURIANO
LUMA DE MATOS STAINE

1º. Ano B
MARINARA DE OLIVEIRA TASSIM
BRENO MENDONÇA

2º. Ano A
RAPHAEL MULLER PINTO
MARIA PAULA PICOLO

3º. Ano B
LUCAS FERNANDO MARTINS
MARIA EDUARDA MARTINS

4º. Ano A
PEDRO HENRIQUE TEODORO DA SILVA
EDUARDA DE MATOS SACILOTI

4º. Ano B
GREICE CAROLAINE FERRANTE
ANDRÉ LUIS MARTINS CAMPOS

4ª.série A
JOSÉ PAULO DA SILVA TASSIM
SEBASTIÃO GONÇALVES FERREIRA JUNIOR

4ª.série B
WESLEY RODRIGO DE FABIO SANT’ANA
CRISTIANE ESTEVES SERINO





ALUNOS REPRESENTANTES DE CLASSE:

1º. Ano A
RAFAEL OLIVEIRA FERRANDI
LETÍCIA MAZARI DE OLIVEIRA

1º. Ano B
MARIA EDUARDA RODRIGUES DE MELLO
GABRIEL ANTONIO PRATAVIEIRA

2º. Ano A
BEATRIZ DE CÁSSIA LEANDRO DE ALMEIDA
SAMARAH CRISTINA LAZARINE

3º. Ano B
JOSÉ LUCAS DE OLIVEIRA
HELOÍSA VITÓRIA MARTINS CAMPOS

4º. Ano A
JOÃO VICTOR DOS SANTOS
MICHELI DE LIMA LEONCIO

4º. Ano B
LUIS APARECIDO ALVES DA SILVA JUNIOR
NICOLE SALVATORI DA SILVA

4ª.série A
CAIO EDUARDO TEIXEIRA DOS SANTOS PEREIRA
FLAIRA EDUARDA SERINO DA SILVA

4ª.série B
VICTOR HUGO DOMINGOS
NATHALIA GABRIELA GONÇALVES FRANÇOSO



RECURSOS HUMANOS – DIREÇÃO E DEMAIS FUNCIONÁRIOS



NOME


CARGO OU FUNÇÃO


SITUAÇÃO FUNCIONAL



HORÁRIO DE TRABALHO



ESCALA DE FÉRIAS
01

GEANI RODRIGUES RONCON
DIRETORA DE ESCOLA
TITULAR DE CARGO
2ª. e 6ª. feira das 8h50 às 18h
3ª., 4ª. e 5ª. das 6h50 às  16h


03/01/11 A 22/01/2011

02


DANIELA VALÉRIA DA SILVA CUEL*

AG. DE ORG. ESCOLAR
TITULAR DE CARGO
9H ÀS 18 H

03/01/2011 A  01/02/2011
03

THIAGO HENRIQUE DA SILVA DOS SANTOS HERCOLI**

AG. DE ORG. ESCOLAR
TITULAR DE CARGO
6H50 ÀS 16 H

EXONERADO ANTES DO PERÍODO AQUISITIVO
04

MÉRCIA PATRACÃO FERREIRA

AG. DE SERV. ESCOLAR
MERENDEIRA
TITULAR DE CARGO
6H30 ÀS 16 H

03/01/2011 A 01/02/2011
05

CRISTIANE REGINA RAMOS PICOLO

MERENDEIRA
TERCEIRIZADA
PREFEITURA MUNICIPAL
6H30 ÀS 16 H

19/12/2011 A  17/01/2012
06

ELENICE DO NASCIMENTO SILVA

AUXILIAR DE SERVIÇOS
LIMPEZA
TERCEIRIZADA
GOVERNO DO ESTADO
8:00 ÀS 18 H

03/01/2011 A 01/02/2011
07
**CAMILA HELENA GALAVOTI

 A PARTIR DE 26/10/11 SUBSTITUINDO FUNCIONÁRIO EXONERADO EM 02/03/2011
AG. DE ORG. ESCOLAR
PROCESSO SELETIVO
6H50 ÀS 16 H

PERÍODO AQUISITIVO A VENCER EM 2012
08
*MARLI BATISTA

A PARTIR DE 02/11/11 SUBSTITUINDO FUNCIONÁRIA EM LICENÇA SAÚDE/GESTANTE A PARTIR DE 13/09/11
AG. DE ORG. ESCOLAR
PROCESSO SELETIVO
9H ÀS 18 H

PERÍODO AQUISITIVO A VENCER EM 2012



7- IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS E PRIORIDADES
8- MELHORIA DA ESCOLA: definição das metas e ações


Prioridade ou Problema


Objetivos

Metas ou Resultados esperados

Ações

Prioridade: planejar produtivamente o trabalho pedagógico de alfabetização com textos.
Compreender como os conceitos de alfabetização e letramento se traduzem nas  situações  de ensino e aprendizagem.
           

Melhoria na qualidade do processo do ensino, o que virá a garantir a melhoria da aprendizagem.
- encarar os alunos como indivíduos que precisam ter sucesso em suas aprendizagens para se desenvolverem e  terem uma imagem positiva de si;
- compreender que os alunos podem e devem ser incentivados a ler e a escrever antes de estarem alfabetizados e que, por trás dessa proposta, existe uma concepção de ensino e aprendizagem;
- reconhecer que há atos inteligentes por trás das escritas dos alunos que ainda não sabem ler e escrever convencionalmente;
- formar agrupamentos produtivos de alunos, considerando suas hipóteses de escrita e leitura, bem como suas características pessoais;
- planejar intervenções pedagógicas adequadas;
- utilizar instrumentos funcionais de registro do desempenho e evolução dos alunos;
- reconhecer seu papel de modelo de referência para os alunos, como leitor, como usuário da escrita e como parceiro durante as atividades;
- reconhecer a importância de ler diariamente bons textos para os alunos, compreendendo que esse tipo de prática requer planejamento, critérios de qualidade e diversidade para a seleção dos textos e leitura prévia dos mesmos;
- compreender que é principalmente por meio da leitura (mesmo escutada) que se amplia o repertório dos alunos, se aprende a linguagem escrita e que isso é condição para produzir textos de qualidade.

Problema: ausência de pais/responsáveis junto ao acompanhamento da aprendizagem dos alunos em casa.


Problema: Sala de informática com conexão internet

Conscientizar os responsáveis sobre a importância do acompanhamento junto às tarefas de casa, que complementam o trabalho da sala de aula.


Facilitar o uso da linguagem virtual com finalidades educacionais
Indivíduos autônomos nos procedimentos e usos da leitura e escrita.




Instrumentalizar o aluno nas pesquisas para:
-Coletar dados
-Selecionar informações
-Construir Tabelas
-construir textos
- orientar os pais/responsáveis em reuniões propícias e/ou em momentos que se fizerem necessários, a fim de efetivar a aprendizagem de todos os alunos, nos diversos componentes do currículo, pois acreditamos e  pesquisas comprovam que os pais que acompanham a rotina escolar dos filhos, estes acabam tendo desempenho melhor na escola.
- criar momentos para que os pais/responsáveis venham à U. E. participar de eventos. atividades.


Solicitar junto à Diretoria de Ensino intervenções junto à Secretaria da Educação a fim de instrumentalizar adequadamente as salas ambiente de informática

Prioridade: utilização da sala de informática

Facilitar o uso da linguagem virtual com finalidades educacionais

Instrumentalizar o aluno nas pesquisas para:
-Coletar dados
-Selecionar informações
-Construir Tabelas
-construir textos

A partir de referências/orientações fornecidas pelo professor,  os alunos obterão melhores resultados diante das habilidades avaliadas.


Prioridade: Organização e adequação da sala de leitura




Desenvolver o hábito pela leitura.
Ampliar o repertório linguístico

Reconhecimento pelo aluno de diferentes tipos de gêneros textuais.
Melhoria dos procedimentos de leitura e escrita.

Através das rotinas de entrega e recolhimento de livros da sala de leitura, pela equipe gestora e agentes de organização escolar, onde os alunos visitam semanalmente e fazem suas escolhas para suas leituras em casa.








11.1 - PLANO DE TRABALHO DO NÚCLEO   DE DIREÇÃO


PROBLEMAS IDENTIFICADOS
NO NÚCLEO


METAS A SEREM ATINGIDAS

ACÕES A SEREM DESENCADEADAS

RESPONSÁVEIS

PRAZO PARA
EXECUÇÃO

LOCAL

Falta de participação e envolvimento familiar no tocante ao rendimento intelectual dos alunos com baixo aproveitamento.


Garantir a presença e participação dos pais na vida escolar do aluno com problemas de aprendizagem e baixa estima

Solicitar a presença dos pais sempre que necessário para conversa entre grupo gestor e professores.

Professores
Grupo gestor

O ano todo

Unidade Escolar

Relutância por parte dos pais no encaminhamento dos filhos à participação efetiva no projeto de recuperação.


Garantir o acesso da criança à estas aulas;conscientizando os pais de sua importância.

Solicitar a presença dos pais sempre que necessário para conversa entre grupo gestor e professores.

professores
grupo gestor


O ano todo

Unidade Escolar

Condições adequadas  para trabalhar o processo de inclusão.

Compartilhar ações entre a escola e demais segmentos da sociedade, representados por profissionais da saúde e da educação.


Comunicação ao responsável
Parcerias com serviços paramédicos existentes na sociedade.
grupo gestor
professores
pais/responsáveis

O ano todo

Unidade Escolar


11.2- PLANO DE TRABALHO DO NÚCLEO OPERACIONAL


PROBLEMAS IDENTIFICADOS
NO NÚCLEO


METAS A SEREM ATINGIDAS

AÇÕES A SEREM DESENCADEADAS

RESPONSÁVEIS

PRAZO PARA
EXECUÇÃO

LOCAL

- Circulação de
informações nos murais existentes

manter atualizados os murais internos e externos

verificar semanalmente as informações dos murais, substituindo os informes,cuidando de seu aspecto e limpeza

- professores
- agentes de organização
- grupo gestor


Semanalmente durante o ano todo
Unidade Escolar
(murais internos e externos)

- Uso irracional de energia elétrica

Racionalizar o uso do telefone

Conscientizar para:
- acender e apagar as luzes, ligar e desligar aparelhos durante os usos – ao sair dos ambientes verificar se tudo está desligado.
- aproveitar ao máximo os reflexos da luz solar.


Todos os integrantes da equipe escolar
Ano Todo
Unidade Escolar

- Consumo excessivo de água

- diminuir o consumo
- uso racional da água

Conscientizar para:
- varrer antes de lavar
- abri a torneira exatamente para o uso.
- gradativamente trocar as torneiras existentes pelas econômicas.


Todos os integrantes da equipe escolar
Ano Todo
Unidade Escolar


11.3- PLANO DE TRABALHO DO NÚCLEO  TÉCNICO PEDAGÓGICO


PROBLEMAS IDENTIFICADOS
NO NÚCLEO


METAS A SEREM ATINGIDAS

ACÕES A SEREM DESENCADEADAS

RESPONSÁVEIS

PRAZO PARA
EXECUÇÃO

LOCAL

Dificuldade na aplicação  das orientações do Programa “Ler e Escrever”

Todos os professores usando, entendendo e discutindo as propostas do programa para o seu aperfeiçoamento e melhoria da qualidade do ensino oferecido.

Acompanhar os estudos, as elaborações da rotinas e as aplicações práticas dos conteúdos nas salas de aula.

professores
grupo gestor


Ano todo

Nas salas de aula e HTPCs

Construção do Portfólio do aluno desde o 1º. ano
Conscientizar da importância, de se montar o portfólio como sendo mais uma importante forma de avaliação da vida escolar do aluno.

Sensibilizar os professores quanto a necessidade  de montagem como forma de avaliação

professores
grupo gestor


Ano todo

Nas salas de aula, HTPCs
Dificuldade em traçar as rotinas (diárias e semanais)que contemplam as expectativas de aprendizagem para todos os anos/séries.
professoras elaborando suas rotinas de forma a assegurar todos os conteúdos das áreas de conhecimento das séries/anos em questão.
Monitorar, acompanhar e refletir junto com as professoras a elaboração de suas rotinas

professores
grupo gestor

Ano todo

Nas salas de aula, HTPCs
Conteúdos trabalhados de forma inadequada não possibilitando desafios transponíveis ao aluno.
Todos docentes seguindo as orientações passadas em OTs/HTPCs.
Propor desafios semanais para as turmas de acordo com a série/ano,soli-citando a elaboração de textos mais elaborados,levando o aluno a refletir sobre o raciocínio usado.

professores
grupo gestor

Ano todo

Nas salas de aula, HTPCs




   
      9. PLANILHA DE DETALHAMENTO DAS AÇÕES:



Ações


Período

Área de

Conhecimento


Público Alvo

Recursos


Responsáveis


Avaliação/Resultados

Práticas intensivas de leitura e escrita na escola.
Práticas intensivas de leitura em casa, como lição de casa diária, através dos livros didáticos e paradidáticos.
Encaminhamento de tarefas de casa para complementação/aprimo
ramento do trabalho desenvolvido em classe.


Durante o ano letivo



Todas que utilizarem a língua materna
  
 Alunos



Livros didáticos, paradidáticos, jornais, revistas, panfletos comerciais, caderno dos alunos, almaço, sulfite.



Gestores e
Docentes.


Através dos procedimentos didáticos utilizados no preparo e desenvolvimento das aulas e respectivos registros dos resultados das produções dos alunos, espera-se que todos os alunos, respeitadas suas individualidades, sejam acompanhados e adquiram a autonomia no uso da leitura e da escrita.

Conscientização dos pais sobre a importância de sua participação junto a escola em atividades que envolvem palestras, exposições, eventos comemorativos com o intuito de compartilhar decisões e ações.




Reativar o grêmio Estudantil





Ano todo










Ano todo

Todas











Todas

Comunida
de escolar e família







Alunos

Panfletos convites pesquisas palestras teatros vídeos música dança exposições





Eleição interna entre os alunos




Toda a equipe escolar










Toda  a equipe escolar


Fotos, entrevistas com os pais e alunos, questionários, empenho e colaboração dos pais nas atividades propostas









Constituição do Grêmio.

Registros no diário de classe, nas fichas individuais, nos portfólios e em outros locais que se fizerem necessários, das produções de texto, das reescritas de texto e outros afins, dos alunos que dominam a língua materna.

Durante o ano letivo



Todas que utilizarem a língua materna




  Alunos



Livros didáticos, paradidáticos, jornais, revistas, panfletos comerciais, caderno dos alunos, folhas de linguagem.

Gestores e
Docentes.




Através dos procedimentos didáticos utilizados no preparo e desenvolvimento das aulas e respectivos registros dos resultados das produções dos alunos, espera-se que todos os alunos, respeitadas suas individualidades, sejam acompanhados e adquiram a autonomia no uso da leitura e da escrita.


































Nº.

NOME DO PROFESSOR


                        
                                   SITUAÇÃO
FUNCIONAL

COMPONENTE
CURRICULAR
QUE LECIONA

CARGA HORÁRIA

REGIME

JURÍDICO
AFASTAMENTO
TIPO
LOCAL

ACÚMULO

PARECER

LOCAL


CARGO/FUNÇÃO

TITULAR

OFA/CATEGORIA

AULAS
LIVRES

AULAS EM SUBSTITUIÇÃO

01

MARIA DO ROSÁRIO PRATES PORTO

PEB-I

-

X /F

POLIVALENTE

4º. Ano A
04 Carga  horária Programa Ler e Escrever
Recuperação Paralela

25
Em substituição à Profa. Soeli Ap. Bertolo Mattos

LEI 500

-

-


02

SOELI APARECIDA BERTOLO MATTOS

PEB-I

X

-

-

25
02 Carga suplementar
E.E. Alice M. J. Francisco

06 Carga suplementar
E. E. Archimedes A. M. de Carvalho
Estatutário
- SIM
- Vice-diretor
- E. E. Alice M. J. Francisco

-

03

LUZIA TEREZA MÜLLER BRONINE

PEB-I

X
-
-
25
-
Estatutário
- SIM
- Municipalizada
Convênio com município de Descalvado
- Readaptada
Cumprindo jornada na EMEF Francisco F. F. da Cunha em Descalvado

-

04

ANA BEATRIS APPEL GINI DE SOUZA

PEB-I

X

-

POLIVALENTE

1º. Ano B
25
04 Carga horária Programa Ler e Escrever Recuperação Paralela
-
Estatutário
-
- SIM
- LEGAL
- CEMEI José de Brito Castro



05

IVETE CAMARGO DIAS REIMER DE ARAÚJO

PEB-I

X

-

-

25

-

Estatutário

- SIM
- Profa. coordenadora
- E.E. Luiz A. de Oliveira


-

06

MARIA APARECIDA THOMAZ SILVA

PEB-I

-

X/F

POLIVALENTE

4ª. série A

04 Carga horária Programa Ler e Escrever Recuperação Paralela

25
Em substituição à Profa. Roselene do Carmo Moreno

Lei 500

-

-


07

ROSELENE DO CARMO MORENO

PEB-I

X
-
-
25


Estatutário
- SIM
- Profa. Coordenadora
- E. E. Visconde da Cunha Bueno

-

08

ANDRÉA MARIA BIASON PADILHA

PEB-I

-

X/F

POLIVALENTE

3º. Ano B

04 Carga horária Programa Ler e Escrever Recuperação Paralela

25
Em substituição à Profa.Ivete Camargo Dias Reimer de Araújo

Lei 500
-

-

09

SONICE DONIZETE LUCAS

PEB-II

X

-

EDUCAÇÃO FÍSICA

1º. A A, 2º. A A,
4º. A A, 4ª.S A,
1º. A B, 3º. A B,
4º. A B, 4ª. S B

16

-

Estatutário
-

- SIM
- LEGAL
- EMEB Profa. Angelina Dagnone de Melo



10

KAZUKO TAGUCHI OKINO

PEB-I

X

-

POLIVALENTE

1º. Ano A

25
04 Carga horária Programa Ler e Escrever Recuperação Paralela


04 Carga Suplementar:
Ed. Física
lecionando-as na E. E. Alice Madeira João Francisco

Estatutário
-


-

11

LETÍCIA ALVAREZ YAMAGUCHI DE MORAES

PEB-I

X

-

-

25
-

Estatutário

- SIM
- 1º. = Artigo 22
- E. E. Luiz A. de Oliveira (de  08/02/2011 a 31/07/2011)
- 2º.  = Artigo 202
(de 01/08/2011 a 30/07/2013)

-

12

MAURILENE MARIA RUGGIERO SEPE

PEB-I

-

X/F

POLIVALENTE

4º. Ano B

04 Carga horária Programa Ler e Escrever Recuperação Paralela


25
Em substituição à Profa. Letícia Alvarez Yamaguchi de Moraes a partir de 24/02/2011

Lei 500

-
-

13

CLAUDIA RUGGIERO MASUCCI DE OLIVEIRA

PEB-II

-

X/F

ARTE

4º. A A
3º. A B, 4º. A B,
4ª. S B

08
10 E. E. Bispo D. Gastão (a partir de 25/02/11)

12 E. E. Bispo D. Gastão (a partir de 08/02/2011)

Lei 500

-




14

DOMENICA CRISTINA DE SOUZA ROSA


PEB-I

X

-

POLIVALENTE

2º. Ano A


25

-

Estatutário

-

-

15

EDER EDSON DE CARVALHO

PEB-I

X

-

POLIVALENTE

4ª. Série B

25
04 Carga horária Programa Ler e Escrever Recuperação Paralela


-

Estatutário

-

- SIM
- LEGAL
- CEMEI Dionísio da Silva


16

TANIA MARIA DA SILVA MARQUES

PEB-II

X

-

ARTE

1º. A A, 2º. A A,
4ª. S A, 1º. A B

08
Sendo:
04 Comp. jornada
04 Carga suplementar


-

Estatutário

-

-
   





17

ÉLIDA THAÍS RODRIGUES


PEB-I

-

EVENTUAL

POLIVALENTE




-

-
Decreto 54.682 de 13/08/2009 e LC 1.093 de 16/07/2009

-
 SIM
- LEGAL
- CEMEI José de Brito Castro




 

RECURSOS FÍSICOS

 

DEPENDÊNCIAS

ORIGINAIS
ATUAIS
SIM/NÃO
N.º
SIM/NÃO
N.º
MEDIDA

Salas de aula

S
10
S
04
40,7

Secretaria

S
01
S
01
14,6
Pátio descoberto
S
1
S
01
706,6
Salas de professores
S
01
S
01
24,0
Sala de Direção
S
01
S
01
10,0
Laboratórios
N
0
N
0
-
Refeitório
S
01
S
01
114,99
Pátio Coberto
N
0
N
0
-
Quadra de esportes
N
0
S
1
260,1
Sala de informática/sala de leitura
N
0
S
01
31,6
Área de serviço
N
   0
S
01
24,84
Depósito de alimentos/despensa
S
01
S
01
9,43
Cozinha
S
01
S
01
12,06
Sanitários(aluno/aluna/funcionário)
S
03
S
03
6,0/8,84/2,97/2,97
Sanitário adequado portadores deficiência
N
00
S
01
2,46











  

10-PLANOS DE CURSOS  MANTIDO  PELA  ESCOLA:

            A escola, em conformidade com seu modelo de organização, ministra o ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS, em regime de progressão continuada, com duração de cinco anos, correspondendo ao Ciclo I.
            A escola termina neste ano letivo de 2011 o atendimento ao Ensino Fundamental de 8 anos.

10.1-Fins e objetivos do curso

    O Ensino Fundamental com duração mínima de nove anos, compreendendo os ciclos I e II terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
·         o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da   leitura, da escrita e do cálculo;
·         a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos   valores em que se fundamenta a sociedade;
·         o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
·         o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços  de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
·         compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos  e deveres políticos, civis  e sociais,adotando no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
·         posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
·         conhecer  características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e   culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal  e o  sentimento de pertinência ao País;
·         perceber-se integrante, dependente e agente transformador  do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio  ambiente;
·         conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos  aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua   saúde  coletiva;
·         utilizar as diferentes linguagens verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal  como meio para   produzir,     expressar  e  comunicar suas  idéias,  interpretar e  usufruir  das  produções culturais, em contextos públicos  e privados , atendendo a diferentes intenções e situações de  comunicação;
·         saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
·         questionar a   realidade formulando-se   problemas e   tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica,  selecionando procedimentos e verificando sua adequação.


 10.2- Integração e seqüência dos componentes curriculares

            A integração dos componentes curriculares através da interdisciplinaridade, da transversalidade e do trabalho coletivo é priorizada no planejamento do início do ano letivo, no replanejamento realizado na metade do ano letivo, nos HTPC(s) e consequentemente no processo pedagógico, não devendo, portanto ser realizada aleatoriamente e de improviso; ela demanda reflexão e discussão com os professores. A coordenação entre as disciplinas deverá acontecer depois que os professores de cada série terem, pelo menos, planejado em conjunto e delineados os conteúdos que vão ministrar ao longo do ano, para consecução de seus objetivos. Uma vez definidos esses conteúdos, os professores exporão sucintamente o que planejaram, ocasião em que todos poderão, uma vez percebidos os pontos de contato entre os conteúdos das disciplinas, sugerir as pertinentes integrações, propondo –as ao grupo. Estabelecidos os pontos de contato entre as áreas de conhecimento, definir-se-ão, preliminarmente, os conteúdos a serem objetos de coordenação, os quais serão integrados no planejamento dos professores de todas as séries. O aprofundamento dessas coordenações, dar-se-á nos HTPCs e ao longo do ano letivo, sempre privilegiando a sequência dos componentes curriculares, exigida para  a aquisição e desenvolvimento das competências e habilidades para as séries subseqüentes.
            Assim procedendo, docentes, direção e professor coordenador, o processo pedagógico ganhará maior dinamismo e criatividade, contribuindo para o ensino de qualidade.

10.3 – Síntese dos conteúdos programáticos

LÍNGUA PORTUGUESA

            A organização dos conteúdos em Língua Portuguesa deve ser em torno do eixo AÇÃO/REFEXÃO/AÇÃO REFLETIDA que pressupõe um tratamento cíclico, pois de modo geral, os mesmos conteúdos aparecem ao longo de toda escolaridade, variando apenas o grau  de aprofundamento e sistematização.
            O estudo da Língua Portuguesa é expansão das possibilidades do uso da linguagem, sendo que as capacidades a serem desenvolvidas estão relacionadas às quatro habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. Os conteúdos devem ser selecionados e organizados, após ter como prioridade o diagnóstico dos alunos de cada  série / ciclo, em torno de dois eixos básicos: uso da língua oral e escrita e a reflexão sobre a língua, desenvolvendo a habilidade de produzir e compreender  textos  orais e escritos.   Espera-se que  os  alunos consigam  utilizar estratégias de leitura como: decifrar, antecipar, interferir, verificar e coordenar os diferentes papéis ao produzir um texto, buscando reflexões sobre a língua, bem como de regras de ortografia e acentuação e conteúdos de natureza gramatical.
            Dentro da Língua portuguesa a transversalidade pode ser abordada a partir de duas questões nucleares: o fato de a língua ser um veículo de representações, concepções e valores sócio-culturais e o seu caráter de instrumento de intervenção social.



MATEMÁTICA

            Os conteúdos de matemática devem ser priorizados dentro dos vários campos que esta ciência abrange: dos números e das operações (campo da aritmética e da álgebra); do estudo do espaço e das formas (campo da geometria) e do estudo das grandezas e medidas (permitem a interligação dos campos da aritmética, da álgebra e da geometria), o que nos cabe no Ensino Fundamental é identificar, dentro de cada um desses campos, de um lado, quais conhecimentos, competências, hábitos e valores são socialmente relevantes; de outro, em que medidas contribuem para o desenvolvimento intelectual do aluno, ou seja, na construção e coordenação do pensamento lógico-matemático, da criatividade, da intuição, da capacidade de análise e crítica, que constituem esquemas lógicos de referência para interpretar fatos e fenômenos.
            O professor ao priorizar conteúdos em matemática deverá levar em conta que  atualmente ”habilidade básica em matemática” não é mais saber fazer conta e utilizar corretamente as várias unidades de medida. Habilidade básica é saber escolher entre conceitos e informações disponíveis, os mais apropriados para a compreensão de uma situação e a solução de seus problemas; é capaz de comunicar o que foi feito, bem como interpretar e utilizar os resultados obtidos para tomar decisões.

CIÊNCIAS

            Os conteúdos relacionados com ambiente devem ser vistos como resultado das interações entre seus componentes: seres vivos, ar, água, solo, luz e calor e da compreensão de que, embora constituídos pelos mesmos elementos, os diversos ambientes diferenciam-se pelos tipos de seres vivos, pela disponibilidade dos demais componentes e pelo modo como se dá a presença do ser humano, devendo ser ampliadas as noções de ambiente natural e ambiente construído, por meio de estudos das relações entre seus elementos constituintes, especialmente o solo e água, devem ser entendidos os aspectos da dinâmica ambiental.
            Os primeiros conteúdos relacionados ao ser humano e saúde, sobre as transformações durante o crescimento e o desenvolvimento, enfocam as principais características relativas ao corpo, aos comportamentos e às atitudes nas diferentes fases da vida, com atenção especial às condições essenciais,  a manutenção da saúde, medidas de prevenção às doenças infecto-contagiosas, particularmente a AIDS. O corpo humano é um todo integrado em que os diversos aparelhos e sistemas realizam funções específicas, interagindo  para a manutenção desse todo. O equilíbrio do mesmo, também depende das suas interações com o meio, podendo o aluno construir a noção de corpo humano como um todo integrado, que expressa as histórias de vida dos indivíduos e cuja saúde depende de um conjunto de atitudes e interações com o meio, tais como: alimentação, higiene pessoal e ambiental, vínculos afetivos, inserção social, lazer e repouso adequados.
            A transformação da natureza para utilização de recursos naturais, como alimentos, materiais e energia são inseparáveis da civilização, portanto a formação de um cidadão crítico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado.


HISTÓRIA

Os conteúdos da história devem considerar que a mesma é a ciência humana básica na formação do aluno, pela possibilidade de fazê-lo compreender a realidade que o cerca, e conseqüentemente, dotá-lo de espírito crítico, o que o capacitará a interpretar essa mesma realidade.
            Os conteúdos de história nas séries iniciais enfocam preferencialmente diferentes histórias pertencentes ao local em que o aluno convive, dimensionado em diferentes tempos. Prevalecem, tanto nas séries iniciais como nas finais do E.F., os estudos comparativos para a percepção das semelhanças e diferenças, das permanências e das vivências humanas no tempo em um mesmo espaço, acrescentando as caracterizações e distinções entre coletividades diferentes, pertencentes a outros espaços. Faz-se necessário durante o E.F., os alunos conhecerem a história do ponto de vista político e social, as características do atual sistema político, etc.

GEOGRAFIA
Os conteúdos de geografia devem ser conectados aos espaços de vivência, para que os alunos os entendam, saibam explicá – los e inferir neles, contribuindo para a qualidade de vida e para a justiça social.
Nas primeiras etapas da escolaridade, o ensino da geografia, pode e deve, ter como objetivo mostrar ao aluno que a cidadania é também o sentimento de pertencer a realidade na qual as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado, devendo abordar questões relativas a presença e o papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e da sociedade na construção do espaço geográfico, para isso, a paisagem local e o espaço vivido são grandes referências. É de suma importância que os alunos conheçam alguns métodos para o ensino da geografia, tais como: observar, descrever, representar e construir.

ARTE

            Dentro dos conteúdos a serem trabalhados nas séries/anos iniciais do Ensino Fundamental devem ser privilegiados:
·         A Arte como comunicação e expressão dos indivíduos;
·         Elementos básicos  das linguagens artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação da arte;
·         A Arte na sociedade;
·         Produtores de Arte: vidas, épocas e produtos em conexões.

A relação entre a arte e ensino-aprendizagem, propiciam que o aluno seja capaz de situar o que conhece e de pensar o que está fazendo, a partir da experiência individual. Ao fazer e conhecer a arte, o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos de sua relação com o mundo. Além disso, desenvolvem potencialidades como: a percepção, observação, imaginação e sensibilidade.
            Os conteúdos devem acolher a diversidade de repertório cultural que a criança traz para a escola. O incentivo a curiosidade pela manifestação artística de diferentes culturas por suas crenças, usos e costumes, pode despertar no aluno o interesse por valores diferentes dos seus e valorizar a capacidade artística de manifestar-se na diversidade.

EDUCAÇÃO FÍSICA

            Nas etapas iniciais do Ensino Fundamental, em função da transição que se processa entre as brincadeiras sociais e regradas, os jogos e as brincadeiras privilegiadas serão aquelas cujas regras forem mais simples; o compromisso com as regras inclui a aprendizagem de movimentos como, por ex., ficar antes da linha, desviar de obstáculos ou arremessar uma bola a uma determinada distância. Os jogos e atividades de ocupação de espaço têm lugar de destaque nos conteúdos, pois permitem que se ampliem as possibilidades de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos, construindo representações mais acuradas do espaço.
            No  plano  motor deverão  ser abordados  os conteúdos  com  maior  diversidade possível ou seja,  correr,  saltar, arremessar, receber, equilibrar-se, etc. Ao longo do 1º ciclo  serão   abordados  uma gama  de conteúdos,  nas dimensões conceituais  procedimentais e atitudinais.



                                    6- PLANILHAS DE AUTO-AVALIAÇÃO


Auto-avaliação

A escola que tínhamos
(auto-avaliação)
A escola que temos hoje
Competências profissionais desenvolvidas
A escola que pretendemos
O que vamos fazer

AÇÕES
Potencialidades
Dificuldades
Potencialidades
Dificuldades

6.1- Gestão de pessoas




























Desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola

Momentos coletivos para formação continuada de funcionários, professores e pais de alunos

Comprometi
mento pessoal com o projeto político pedagógico da escola

Ter toda a equipe envolvida pelo desenvolvimen
to do PPP

Divulgação pela promoção do conhecimento e compreensão da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de funcionários, professores, pais e alunos.

Totalmente envolvida com o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar

Dinâmicas e ações voltadas para cada área, durante as reuniões técnico-administrativas, de pais, de APM, Conselho de Escola, Grêmio e nos HTPCs.




Auto-avaliação

A escola que tínhamos
(auto-avaliação)
A escola que temos hoje
Competências profissionais desenvolvidas
A escola que pretendemos
O que vamos fazer

AÇÕES
Potencialidades
Dificuldades
Potencialidades
Dificuldades

6.2-Gestão participativa






























Pessoas
Interessadas nos assuntos pertinentes ao desenvolvimen
to do conjunto de ações da escola

Momentos coletivos para discussão e planejamento de ações

Pessoas envolvidas no conjunto de ações da escola, nas tomadas de decisões

Envolvimento de toda equipe escolar e comunidade.

Divulgação pela promoção do conhecimento e compreensão da legislação educacional, do regimento da escola e demais normas legais que orientam os direitos e deveres de funcionários, professores, pais e alunos

Totalmente envolvida com o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar

 Dinâmicas e ações voltadas para cada área, durante as reuniões técnico-administrativas, de pais, de APM, Conselho de Escola, Grêmio e nos HTPCs.





Auto-avaliação

A escola que tínhamos
(auto-avaliação)
A escola que temos hoje
Competências profissionais desenvolvidas
A escola que pretendemos
O que vamos fazer

AÇÕES
Potencialidades
Dificuldades
Potencialidades
Dificuldades

6.3-Gestão pedagógica






























Equipe escolar desenvolvendo o trabalho pedagógico.

Articulação do trabalho pedagógico com o enriquecimento do currículo, atrelado ao contexto do educando.

Equipe escolar em constante formação continuada
desenvolvendo práticas pedagógicas diversificadas.

Envolvimento de toda equipe escolar e comunidade.

Atualização das teoria e prática pedagógicas
articuladas ao currículo escolar.


Melhoria do rendimento escolar e formação social dos alunos da escola.

Diversificar práticas pedagógicas e administrativas, com uso de recursos das  tecnologias, tendo como referência as diretrizes dos órgãos superiores.





Auto-avaliação

A escola que tínhamos
(auto-avaliação)
A escola que temos hoje
Competências profissionais desenvolvidas
A escola que pretendemos
O que vamos fazer

AÇÕES
Potencialidades
Dificuldades
Potencialidades
Dificuldades

6.4-Gestão de serviços de apoio

(recursos físicos e financeiros)

























Existência de recursos físicos e financeiros.

Articulação dos recursos com o projeto político pedagógico da escola.

Serviços prestados pela escola atendendo às expectativas da comunidade escolar.

Espaço físico restrito.

Formação continuada dos profissionais da escola.

Articulação dos recursos físicos e financeiros com o Projeto Político Pedagógico.

Ampliação dos espaços físicos.

Dinâmicas e ações voltadas para cada área, durante as reuniões técnico-administrativas, de pais, de APM, Conselho de Escola, Grêmio e nos HTPCs.

Busca de apoio junto à Diretoria de Ensino.






Auto-avaliação

A escola que tínhamos
(auto-avaliação)
A escola que temos hoje
Competências profissionais desenvolvidas
A escola que pretendemos
O que vamos fazer

AÇÕES
Potencialidades
Dificuldades
Potencialidades
Dificuldades

6.5-Gestão de resultados educacionais





























Indivíduos buscando
sucesso escolar e formação
Integral.

Articulação dos recursos físicos com a prática pedagógica.

Compatibilida
de do projeto político pedagógico com o monitoramento das avaliações e a qualidade do ambiente escolar.

Envolvimento de toda equipe escolar e comunidade

Análise da prática pedagógica e seu redireciona
mento, após avaliações sistematiza
das.

Propiciar a formação integral dos alunos, assegurando o acesso, a permanência e o sucesso escolar de sua aprendizagem.

Avaliar constantemente o processo do ensino e da aprendizagem, através dos HTPCs, Conselhos de Série SARESP, IDESp e IDEB; diversificar as metodologias de ensino, de modo a atender as individualidades de cada aluno; proporcionar estudos de reforço contínuo e paralelo para os alunos com defasagem na aprendizagem e freqüência escolar; buscar e criar ambientes inovadores a fim de tornar o ambiente escolar e as aulas, propriamente ditas, mais estimulantes; divulgar nas reuniões de pais os avanços dos alunos nas avaliações internas e externas.



 

12.1-PROJETO ÁGUA E MEIO AMBIENTE

OBJETIVOS:

ü  Coletar dados referentes ao meio ambiente em que vivemos;
ü  Reconhecer a interferência incorreta do homem no equilíbrio ecológico e perceber a importância da participação individual e coletiva na preservação do meio ambiente;              
ü  Questionar métodos, substâncias e técnicas que comportem risco para a qualidade da água e do ambiente;                                                                                                                     Promover discussões sobre a manipulação dos recursos naturais renováveis e não   renováveis;
ü  Descrever e localizar alguns dos problemas ambientais brasileiros;
ü   Utilizar textos jornalísticos e poéticos sobre água e ecologia no sentido de melhorar a grafia, interpretar e compor novos textos;                                                                                 Pesquisar em jornais e revistas o boletim meteorológico para aprender a manusear essas
ü  Identificar as transformações ocorridas no ambiente do município/distrito através da análise de pesquisas realizadas com avós, vizinhos, parentes...             
ü  Conhecer os Aquíferos Guarani, Botucatu... através de pesquisas.

DESENVOLVIMENTO:

As atividades serão desenvolvidas através de:
ü  Pesquisa;
ü  Palestras com  biólogos e outros profissionais;
ü  Debates sobre questões ambientais e imagens obtidas em livros, jornais e revistas;
ü  Organização de murais;
ü  Localização nos diversos mapas dos  lugares onde os processos ambientais estão ocorrendo;



ü  Pesquisas para identificar problemas ambientais que ocorrem no nosso município/distrito;
ü  Leituras de textos informativos, letras de músicas e poesias;                                                       Produção de textos: informativos e poéticos;
ü  Visita ao Parque Ecológico, à Bacia Hidrográfica do Gregório e Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito de Santa Eudóxia;
ü  Observação do tipo de relevo, clima e vegetação adequados à sobrevivência dos
ü  animais;
ü  Levantamento dos problemas de saúde causados pela poluição;                                                Resolução de problemas a partir de reportagens e textos sobre coleta de lixo, economia, ecologia, desequilíbrio ecológico e cadeia alimentar;                                                      Atividades de caça-palavras, cruzadinhas, dobraduras e cartas enigmáticas.

AVALIAÇÃO:
ü  Relatórios de experiências pessoais sobre o que os alunos sabiam e que não sabiam antes do estudo realizado;
ü  Atividades escritas e orais, individual e em grupo.

















12.2 -PROJETO EDUCAÇÃO VIÁRIA
OBJETIVOS:
Espera-se que o aluno:
>  Conheça o ambiente físico próximo a ele em relação ao trânsito;
>   Identifique os elementos principais do ambiente, acidentes geográficos, clima, etc.
>  Conheça melhor o trajeto de sua casa até a escola;
>  Conheça as normas de circulação de pedestres em rodovias;
>  Adquira hábitos prudentes de comportamento na utilização de vias enquanto pedestre;
>   Utilize adequadamente e com senso de responsabilidade os transportes coletivos e
particulares;
>  Conheça a importância dos sinais de trânsito e seu significado;                                                   >   Respeite as normas e sinais de trânsito como organizadores da movimentação das
pessoas nas vias públicas;                                                                                                              >  Aprenda a maneira correto de andar de  bicicleta na rua;                                                                                            >  Conheça as normas básicas a respeito da bicicleta, escolhendo locais adequados a seu
uso;                                                                                                                                                          >  Valorize o  uso de transportes  alternativos,  como a  bicicleta,   para  a  melhora  e
conservação do meio ambiente;
>  Respeite os direitos dos demais usuários das vias públicas;                                                             >  Valorize sua própria vida e a dos outros;                                                                                                >  Conscientize-se da existência de pessoas com necessidades especiais, e mostre, em
relação a elas, uma atitude de solidariedade e colaboração.
DESENVOLVIMENTO:
>  Elaboração de mapas com o itinerário casa-escola procurando o trajeto mais seguro;
>   Observação da  paisagem  urbana  das  imediações  da  escola,   tomando  nota  das
características mais destacadas da circulação: sinais, veículos particulares, etc.;                        >  Classificação de diferentes vias públicas em função de seu uso e características;                       >   Pesquisa no dicionário de palavras relacionadas ao trânsito;       
                                               > 


Observação dos diferentes tipos de vias,  veículos,  pedestres e sinais através de
representações indiretas da realidade (vídeos, murais, etc.);                                                        >  Elaboração em grupo de cartazes com slogans sobre como circular em vias públicas
usando bicicleta;
>  Produção de textos sobre um tema dado;                                                                  >   Participação em debates em sala de aula;                                                              >  Dramatização de situações de trânsito no pátio da escola;                                    >   Elaboração de desenhos que sirvam como elemento de reflexão;                        >   Leitura de textos informativos e poéticos relacionados ao trânsito;                               >   Elaboração de mensagens relativas à importância das placas de trânsito;            >  Apresentação de jogral;
>  Elaboração de listas de atitudes de um "bom pedestre" e um "bom motorista";              >   Entrevistas.                                              

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua através da revisão e análise dos trabalhos individuais e em grupo e da observação da mudança de atitude dos alunos em relação ao trânsito.


















12.3- PROJETO: A HISTÓRIA COMEÇA NA ESCOLA
Objetivos:

ü  Resgatar a história do Distrito de Santa Eudóxia pela passagem do seu 100º (centésimo) aniversário;
ü  criar situações em que as crianças possam ampliar o olhar em relação à Escola em que estudam;
ü  trabalhar a compreensão da Escola como importante instituição educacional do local, lugar  este onde avós, pais, irmãos já estudaram;
ü  observar o espaço físico da Escola e se situarem como integrantes desse Espaço; contextualizar histórica e socialmente a Escola;
ü  aprimorar a leitura e escritura de diferentes hipóteses de escrita.

Atividades propostas:


Através de pesquisas monitoradas, relatórios pessoais, rodas de conversa, palestras, vídeos, fotografias... serão abordados:

ü  Histórico da Escola.
ü  Data da criação da Escola;
ü  Nomes que a Escola recebeu ao longo da sua História;
ü  Início de funcionamento;
ü  Endereços anteriores da Escola;
ü  Data do início da construção do atual prédio;
ü  Data de funcionamento no atual endereço;
ü  Biografia do VISCONDE DA CUNHA BUENO
ü  Utilização das dependências do prédio originais e atuais.

Artes Visuais:
ü  Representação Gráfica do Espaço Físico da Escola
ü  Desenho da fachada da Escola
ü  Desenho do espaço interno da Escola (planta baixa)


Linguagem Oral e Escrita:

ü  Elaboração de entrevista para os familiares  e ex-alunos da Escola;
ü  Entrevista para os alunos da Escola;
ü  Entrevista para os funcionários da Escola;
ü  Roda de conversa sobre as normas disciplinares da Escola.

PRODUTO FINAL:

Elaboração de um presente para a Escola a ser entregue no dia da comemoração dos 100 anos do Distrito de Santa Eudóxia, em 22/11/2012.


DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES


Atividade I – Breve História da Escola


* Serão apresentados dados sobre a criação, fundação, construção, funcionamento da Escola, como também, os nomes e endereços que a Escola teve ao longo de sua História, além de uma breve biografia sobre o patrono Visconde da Cunha Bueno, que leva o  nome da Escola;
* Registro dos dados – os alunos deverão registrar os dados no caderno.
* Contexto Cultural e social em que a Escola foi construída – por meio de uma roda de conversa, será levado ao conhecimento dos alunos às modificações pelas quais passam as instituições, no caso a nossa Escola, ao longo do tempo atendendo as
necessidades de cada época, bem como a maneira dos professores ensinarem e de os alunos estudarem;
*Leitura e discussão sobre as normas disciplinares da U. E – serão trabalhadas as normas da Escola com todos os alunos e após, serão discutidas e analisadas relembrando o compromisso de cada um e de todos com as mesmas.



Atividade II - Representação Gráfica do Espaço Físico da Escola

* Os alunos serão motivados a representarem graficamente a fachada e os espaços físicos internos da Escola, utilizando para tanto os elementos da linguagem visual. O objetivo dessa atividade é perceber a noção espacial e temporal dos alunos.

Atividade III – Linguagem Oral e Escrita

a) Entrevista com familiares - Os alunos cujos familiares são ex-alunos da Escola, receberão algumas questões para entrevista. As pessoas deverão responder sobre: Que ano estudaram na Escola? Quais foram os professores e a Diretora? Você lembra dos colegas? Qual a opinião que você tem sobre a Escola? Existe algum fato que marcou sua passagem pela Escola? Qual a profissão ou ocupação atual?
Objetivos dessa atividade: envolvimento da comunidade nas atividades comemorativas da Escola e do Distrito, bem como resgatar a História Social local.

b) Entrevista com o aluno - Os alunos receberão um pequeno questionário no qual responderão as questões: O que a Escola representa para você? Como você se sente na Escola? O que mais gosta na Escola? Como você vê a Escola com relação as demais? Existe algum fato que o marcou com relação a nossa Escola? O quê você acha do espaço físico da Escola? Por que seus pais o colocaram nessa Escola?

c) Entrevista com os funcionários – Serão escolhidos alguns alunos que farão a entrevista com os funcionários que trabalham em diferentes setores da Escola, tais como, secretaria, inspetores de alunos, merenda, serviços gerais. Os funcionários deverão responder as questões: Quanto tempo trabalha na Instituição? Quais as
dificuldades que nós alunos oferecemos a vocês? Quais os momentos em que você sentiu orgulho de fazer parte dessa Escola? O que é mais difícil de desenvolver na Escola? Tem algum pedido que você faria para os alunos, professores e colegas que auxiliaria no seu trabalho?


d) Roda de Conversa/Normas Disciplinares – após a discussão sobre as normas disciplinares os alunos deverão escrever um comentário geral sobre o assunto e indicar dificuldades ou sugestões; ou fazer um desenho sobre o tema discutido.

Atividade IV

Figura Tridimensional – Em pequenos grupos os alunos de todos os anos deverão desenvolver uma atividade de Artes Plásticas, ou seja, elaborar a figura que será o presente para a Escola, utilizando para tanto diferentes tipos de materiais.
Serão expostos todos os trabalhos com destaque para os mais criativos.
Será escolhido, entre os alunos, professores e equipe gestora, o melhor trabalho que será o produto final – o presente para a escola - para a entrega no dia da comemoração dos 100 anos do Distrito de Santa Eudóxia.


 

 



12.4- PROJETO AFRICANIDADE
JUSTIFICATIVA:
A falta de conhecimentos básicos sobre os aspectos sócio-culturais dos brasileiros mais afastados do eixo da cultura negra, muitas vezes prejudica a integração dos círculos culturais.
A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasiieira e africana não se restringe à população negra, ao contrário .dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriética, capazes de construir uma nação democrática. É preciso valorizar devidamente a história e a cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há séculos, com relação a sua identidade e a seus direitos.

OBJETIVOS:
Valorizar a cultura afro-brasiteira, dentro do ambiente escolar e do ambiente familiar.
Levar ao cotidiano da escola reflexões sobre a diversidade de saberes, práticas, posturas e compreensões acerca dos conhecimentos divulgados nas mídias, no que tange às relações étnico-raciais visando ao combate do racismo, das discriminações, e valorização e respeito à cultura afro-brasíleira estimulando a criação de redes de aprendizagem.

CONTEÚDOS CURRICULARES:
O tema de inclusão e os valores serão trabalhados através desse projeto interdisciplinar para que todos aprendam que a sala de aula é um ambiente de respeito às pessoas e  de fazer amizades.

METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS:
•   Realizar pesquisas e tarefas relativas ao assunto do tema;
•   Exibição de vídeos didáticos;
•   Pesquisar músicas, paródias, danças, culinária, vocabulário.
•   Leitura de textos diversos: contos, lendas, fábulas, poesias, etc;
•   Roda de conversa para discussões sobre filmes assistidos, textos lidos, reportagens ,etc;

PRODUTO FINAL:
•   Montagem de mural com as produções dos alunos.
•   Produção de livro sobre o tema trabalhado.
12.5- PROJETO VALORIZANDO A CULTURA INDÍGENA
JUSTIFICATIVA:
Com este projeto pretendemos romper com certos preconceitos atribuídos aos povos indígenas através do conhecimento cultural que estes povos possuem e da construção de conceitos que levem à compreensão e respeito para com a diversidade.

OBJETIVOS:
*   Estimular os alunos a refletirem sobre a temática indígena;
*   Propiciar o respeito aos valores culturais indígenas a partir do conhecimento de suas tradições e riquezas naturais;
*   Compreender que a valorização cultural é condição essencial para se viver com dignidade;
*   Difundir a realidade dos povos indígenas, suas histórias, seus valores e sua organização sócio-cultural;
*   Conhecer   a  influência indígena em nossa vida.
CONTEÚDO:
*   Os povos indígenas ontem e hoje;
*   As heranças indígenas;
*   Localização das tribos hoje;
*   Vocabulário indígena.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
•   Leituras dirigidas de diversos textos sobre o assunto;
•   Discussões e debates;
•   Produções escritas e com desenhos;
•   Análise de dados estatísticos sobre a população indígena;
•   Localização em mapa dos pontos do território nacional onde ainda existem tribos indígenas;
 *  Levantamento do vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
•   Organização de dicionário ilustrado com palavras de origem indígena.
•   Pesquisar lendas, artesanato, culinária indígena, suas influências na medicina caseira e adornos pessoais;
PRODUTO FINAL: Montagem de mural com resultados das pesquisas e produções dos alunos.

12.6- PROJETO PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA
JUSTIFICATIVA:
Com este projeto esperamos fazer com que os alunos percebam a saúde como uma riqueza, um bem a ser conservado ao longo da vida, buscando sempre preservar e aumentar sua auto-estima.
OBJETIVOS:

ü  Compreenda que os hábitos de higiene e uma alimentação saudável contribuem para a manutenção da saúde;
ü   Relacione saneamento básico com manutenção da saúde;
ü  Adote medidas de prevenção de acidentes em casa, na escola, no trânsito, etc;
ü  Perceba a necessidade de dizer "não às drogas";
ü  Conheça as formas de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis.
CONTEÚDO:
*    Hábitos de higiene;
*    Alimentação;
•    Saneamento básico;
•    Doenças adquiridas através da água: dengue, verminoses, etc;
•    Prevenção de acidentes;
*    A criança e a questão das drogas.
*    AIDS e DSTS
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
*   Leitura de textos informativos, poesias e histórias;
•   Roda de conversas;
*   Pesquisas e debates;
•   Confecção de painéis, cartazes, panfletos informativos;
•   Caça-palavras;
•   Cruzadinhas;
•   Assistir ou contar  histórias para os alunos dentro dos contextos, para posterior discussão sobre a necessidade de dizer não em algumas situações. Colaboração do PROERD, no caso, para os alunos das 4as.séries.
PRODUTO FINAL:  Produção de textos  de gêneros diversos e desenhos sobre os temas trabalhados, estudados.






Plano  de Trabalho da Associação de Pais e Mestres

1 -   Finalidade:

A  A.P.M. tem  por finalidade colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar,  na integração família – escola – comunidade e  na manutenção geral do prédio, bem como nas suas dependências e seus materiais de uso pedagógico e administrativo.

2 -  Objetivos:

-       Promover atividades para maior entrosamento entre família, escola e comunidade do entorno ;

-       Promover, junto a Equipe Escolar e Grêmio Estudantil , atividades culturais de interesse da comunidade, palestras e outras atividades pertinentes ao esclarecimento de assuntos polêmicos como drogas, DST/Aids, saúde em geral, entre outros de interesse momentâneos da clientela;

-       Adquirir material pedagógico, de consumo e serviços, necessários ao desenvolvimento das atividades junto aos alunos e nos aspectos administrativos da Unidade Escolar;

-       Realizar manutenção nas dependências  do prédio escolar, nos seus materiais e equipamentos, procurando sempre manter a escola em perfeito estado de conservação, uso e bem estar dos alunos;

-       Subsidiar as famílias carentes na obtenção de medicamentos e, assistência médica, junto ao serviço de saúde do Distrito;
-       Amparar os alunos com carência de material escolar básico, para o desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar.

-       Administrar, junto ao acompanhamento e orientação dos serviços de contadoria os recursos provenientes das esferas municipal, estadual e federal, bem como dos recursos próprios.

3 - Atividades para geração dos recursos próprios necessários à  concretização dos objetivos propostos:

Contribuição voluntária  da equipe escolar, dos pais/responsáveis e comunidade junto às atividades propostas pela A. P. M.,  como realizações de festas e promoções, previstas no decorrer do ano letivo.

3.1- Observações: 

- As atividades  propostas serão realizadas com prévia reunião da Diretoria da APM, equipes docente e gestora e junto aos pais/responsáveis pelos alunos, uma vez que deve existir o objetivo,  a preparação, o desenvolvimento e a avaliação da atividade, ainda que a mesma  tenha ou não receita e despesa e será registrada em ata com análise e aprovação dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

- Quanto à administração das receitas e despesas, estas ficarão a cargo da própria diretoria da A. P. M., com registros em livro próprio, uma vez que são poucos os recursos arrecadados para que os serviços bancários disponíveis administrem e, conseqüentemente cobrem as taxas de manutenção que consideramos abusivas. O acompanhamento será feito pelos Conselhos Deliberativo e Fiscal, bem como dos pais/responsáveis nas oportunidades de reuniões destes e através da  divulgação nos murais internos e externos da escola.


São Carlos, 17 de Fevereiro de 2011.










                             Plano  de  Aplicação  de  Recursos  Financeiros

Associação de Pais e Mestres

 

-       Subsidiar as ações  das atividades pedagógicas e culturais colaborando junto a compra de material de papelaria e brinquedoteca.

-       Colaborar com as ações do processo administrativo da escola,  relacionado à vida escolar do aluno, ajudando com a compra de material de escritório e informática.

-       Observar as condições de uso do prédio escolar e dos seus equipamentos eletroeletrônicos, oferecendo manutenção preventiva e emergencial nas partes de alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, ferragem e outras que se fizerem necessárias.

-       Observar a limpeza geral do prédio escolar bem como sua organização e funcionamento no cotidiano, oferecendo condições para a compra de materiais e manutenção dos gêneros.

-     Aquisição de bens permanentes de acordo com as necessidades da época de recebimento das verbas pertinentes.









PROJETOS ESPECIAIS RELACIONADOS NO PLANO DE GESTÃO E EM DESENVOLVIMENTO/CONTINUIDADE



1-    ÁGUA E MEIO AMBIENTE


2-    A HISTÓRIA COMEÇA NA ESCOLA


3-    AFRICANIDADE


4-    VALORIZANDO A CULTURA INDÍGENA


5-    PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA


6-    JUSTIÇA NA ESCOLA


7-    SAÚDE BUCAL


8-    RÁDIO JORNAL VISCONDE


9-    FUTURIDADE


NOVOS PROJETOS PARA 2013:


1-    PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA - PSE






ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR  -  EVENTOS DA ESCOLA  - 2013


ATIVIDADE(s)

OBJETIVO(s)

PÚBLICO ALVO

RESPONSÁVEIS

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

AVALIAÇÃO


Preservação do Patrimônio


Conscientizar a comunidade escolar quanto à necessidade de mudar seus hábitos e atitudes em relação ao prédio e materiais de uso coletivo.
Propiciar condições para que a comunidade escolar conheça a procedência dos recursos utilizados na conservação do patrimônio.


Comunidade Escolar

Professores, funcionários, gestores, alunos e comunidade.

Durante o ano letivo.


A apresentação constante de uma escola acolhedora,sempre limpa, conservada e bonita.






Dia Mundial da Água

Conscientizar sobre o uso racional da água.
Sugerir formas de  reutilização da água no cotidiano de nossos lares.



Comunidade Escolar

Professores, funcionários, gestores, alunos e comunidade.

Durante o ano letivo e, principalmente, no dia 22/03 – dia mundial da água.


Apresentação das produções dos alunos no mural  da escola; socialização oral de produções na rádio; cartazes dos alunos com dicas de utilização, próximas dos locais onde existe água disponível como bebedouros, lavatórios, vasos sanitários.


Meio Ambiente

Conscientizar quanto à necessidade de preservação do meio em que vivemos e que estamos preparando para os nossos descendentes.
Identificar o tempo que a natureza leva para degradar as substâncias produzidas pela humanidade.
Conhecer os recursos naturais renováveis e não renováveis.

Comunidade Escolar

Professores, funcionários, gestores, alunos e comunidade.

Durante o ano letivo e, principalmente, no dia 05/06 – dia mundial do Meio Ambiente.

Apresentação das produções dos alunos no mural  da escola; socialização oral de produções na rádio da escola.













Festa Junina

Preservar a cultura brasileira através de pesquisas, cantos, danças, brincadeiras.


Comunidade escolar

Professores, funcionários, gestores, alunos, APM e comunidade.

Durante o mês de Junho

Desempenho dos alunos nas propostas de atividades desenvolvidas nas classes; desempenho dos grupos de alunos nas apresentações das músicas, danças.

Gincana do Estudante





Valorizar e conscientizar os alunos sobre a importância de sua dedicação aos estudos, para sua vida pessoal.

Alunos da U.E.

Professores, funcionários e gestores.



Mês de Agosto

Participação dos alunos nas atividades lúdicas promovidas pela equipe escolar e Grêmio Estudantil “11 de Agosto”.

Agita Galera/Agita São Paulo







Fortalecer a prática da atividade física como modelo de vida saudável.

Comunidade Escolar.

Professores, gestores e Agentes da Unidade de Saúde da Família do Distrito de Santa Eudóxia.

Mês de Agosto
Pesquisas e dados estatísticos com a comunidade escolar, levantando o nível de informação inicial e, após os trabalhos, elaboração de painel/mural com informações gerais sobre os temas abordados; socialização oral das produções, na rádio da escola; ações pontuais junto à programação da S. E. E./D. E.


Dia da Árvore

Conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos naturais para o meio ambiente e, como conseqüência, melhorar a qualidade de vida dos seres humanos.
Desenvolver a prática do plantio de árvores e os respectivos cuidados para o crescimento, o desenvolvimento e a finalidade.
Estimular o respeito pelo verde em qualquer lugar e circunstância.
Contribuir com as ações da Prefeitura Municipal de São Carlos, incentivando o plantio de árvores nas residências dos alunos, a fim de zelar pela preservação do verde e, conseqüentemente, abater o valor de pagamento do IPTU (imposto predial e  territorial urbano)


Comunidade Escolar.

Professores, direção e alunos.

Mês de Setembro e, principalmente, na semana do dia da árvore.

Exposição de trabalhos/produções dos alunos, sobre o tema trabalhado; socialização oral das produções dos alunos, na rádio da escola.


Dia da Criança







SP educando pela diferença para a igualdade
Valorizar o período/fase de ser criança.
Elevar a auto-estima dos estudantes com falta de estímulo próprio e/ou familiar para maior empenho junto aos estudos.
Apresentar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Perceber e respeitar semelhanças e diferenças entre os indivíduos.
Sensibilizar e conscientizar, desenvolvendo ações que levem a criança a pensar sobre a importância das diferentes culturas dos indivíduos que compõem a sociedade.
Refletir como pode se sentir um indivíduo vítima de qualquer tipo de preconceito ou discriminação.
Conhecer a Constituição da República Federativa do Brasil e a História das comunidades africanas, indígenas, asiáticas, européias, americanas.
Alunos da U.E.  e comunidade do entorno.






Alunos da U.E.  e comunidade do entorno.
Gestores, funcionários, professores, APM, Conselho de Escola.




Professores e gestores.
Durante o mês de Outubro







Durante o ano letivo, aproveitando as circunstâncias e datas comemorativas: descobrimento do Brasil, índio, consciência negra...
Participação das crianças nas atividades propostas: gincana, brincadeiras, atividades esportivas, aluguel de brinquedos...
Interpretar o ECA: cumprindo deveres e conhecendo direitos.


Exposição de trabalhos/produções dos alunos, sobre os temas trabalhados; socialização oral das produções dos alunos na rádio da escola.


Aniversário do município de São Carlos e do distrito de Santa Eudóxia




Dar conhecimento (geográfico, econômico) a respeito da  cidade, fazendo comparações com outras cidades conhecidas pelos alunos.
Valorizar o sentimento de amor à cidade e ao distrito

Comunidade escolar.

Professores, gestores, funcionários, alunos e pais/responsáveis

Mês de Novembro.

Participação nas atividades propostas: apresentações de acrósticos, jograis, cantos de hinos pátrios, maquetes, desenhos, pesquisas de opinião junto aos pais/responsáveis.


Feira do Conhecimento e Sarau “Aprendendo a ser e a conviver”

Socializar com a comunidade a diversidade de atividades propostas durante o ano letivo.
Montar “stands” com assuntos diversificados e estudados durante o ano letivo para apresentação à comunidade.
Desenvolver o espírito solidário e construtivo dentro de cada um, zelando pela boa convivência, respeitando as diferenças de cada indivíduo, dentro e fora da escola.
Subsidiar as relações pessoais e interpessoais para a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.
Minimizar a violência física e verbal, aflorada nas mínimas situações de desentendimento entre grupos diversos envolvidos no contexto escolar.
Escola e família falarem a mesma língua em relação à educação dos alunos/filhos.
Fortalecer a relação família-escola.
Criar bons hábitos alimentares.
Aprender a cuidar da higiene pessoal e preservar a saúde física e espiritual.
Aprimorar os conhecimentos alimentares e os cuidados com a higiene do corpo e da mente.


Comunidade Escolar.

Professores, funcionários, alunos e gestores.

Durante o ano letivo para o desenvolvimentomês de dezembro para a socialização.

A avaliação ocorrerá durante o ano letivo por meio das observações junto às atividades propostas, principalmente aquelas práticas, concretas; por meio  de leituras  pelos professores com propostas de debates, discussões, trocas de experiências e das propostas de atividades como leituras de gêneros diversos utilizando livros didáticos e paradidáticos, jornais, revistas ...  em ambientes diversos da U.E. Além das práticas elencadas, quanto à alimentação, durante os horários de lanches/refeições onde todos os adultos da escola incentivam e orientam os alunos para o uso dos utensílios (pratos, talheres, balcão térmico) e escolha dos gêneros alimentícios fornecidos no cotidiano escolar.



HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO




DIA
HORÁRIO
GESTORES
PROFESSORES

3ª. feira

16h55 às 18h55

Geani Rodrigues Roncon
Roselene do Carmo Moreno
KAZUKO TAGUCHI OKINO
ANA BEATRIS APPEL GINI DE SOUZA
EDER EDSON DE CARVALHO
DOMENICA CRISTINA LOPES DE SOUZA
SONICE DONIZETTI LUCCAS
MARIA DO ROSÁRIO PRATES PORTO
MARIA APARECIDA THOMAS SILVA
MAURILENE MARIA RUGGIERO SEPPE
ANDRÉA MARIA BIASON PADILHA
CLAUDIA RUGGIERO M. DE OLIVEIRA










ESTRUTURA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DA E. E. VISCONDE DA CUNHA BUENO







CONSELHO

DELIBERATIVO

MEMBROS

EVENTOS DA APM

DATA

PRESIDENTE:  Geani Rodrigues Roncon
Caroline dos  Santos Funaro de Souza
Milene Cristina da Silva Tassim
José Roberto Aparecido de Souza
Silmara de Cássia Aragão Ferrante
Simone Aparecida Leandro
Mércia Patracão Ferreira
Rosana Aparecida Alves
Angelica Aparecida Sanchim
Luciana Aparecida de Souza
Eder Edson de carvalho
Maria Aparecida Thomaz Silva
 Festa Julina
 Dia do Estudante
 Dia da Criança
 Festa de Encerramento do Ano/Sarau

12/07/11
20/08/11
08/10/11
09/12/11


 

DIRETORIA


EXECUTIVA
DIR. EXECUTIVO: Roselene do Carmo Moreno


VICE DIR. EXECUTIVO: Kazuko Taguchi Okino


SECRETÁRIO: Maurilene Maria Ruggiero Sepe


DIR. FINANCEIRO: Raquel Ap. Casarini de Souza


VICE DIR. FINANCEIRO: Geicivania Maria de Matos


DIR. CULTURAL: Marcia Cristina N. Lazarine


DIR. DE ESPORTES: Sonice Donizetti Luccas


DIR. SOCIAL: Tania Maria da Siva Marques


DIR.PATRIMÔNIO: Andrea Maria Biason Padilha












CONSELHO FISCAL
Ana Beatris Appel


Ligia Aparecida Paes


Lea Aparecida Leite Didone






ESTRUTURA DO CONSELHO DE ESCOLA DA E. E. VISCONDE DA CUNHA BUENO ( Artigo 95 da L.C. 444/85)


ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO

Presidente: Geani Rodrigues Roncon

 

 

P

A

I

S




 
 
 
SUPLENTES
Ligia Aparecida Paes

Roselene do Carmo Moreno

Caroline dos  Santos Funaro de Souza
Milene Cristina da Silva Tassim
José Roberto Aparecido de Souza
Silmara de Cássia Aragão Ferrante
Simone Aparecida Leandro
Angelica Aparecida Sanchim
Geicivania Maria de Matos
Lea Aparecida Leite Didone

 



Luciana Aparecida de Souza
Rosana Aparecida Alves

Eder Edson de carvalho

Maria Aparecida Thomaz Silva


Tania Maria da silva Marques


Sonice Donizetti Luccas

 

Andrea Maria Biason Padilha

 

Ana Beatris Appel Gini de Souza

 

 

Domenica Cristina Lopes de Souza

 

 

 

A

L

U

N

O

S’

 

Maria do Rosário Prates Porto

 

 

 

 

 


 

 


SUPLENTES

Maurilene Maria Ruggiero Sepe

 

Claudia Ruggiero Massucci de Oliveira

 


FUNCIONÁRIOS


 

Mércia Patracão Ferreira

Thiago Henrique da Silva dos Santos Hercoli

 


SUPLENTES

 

Daniela Valéria da Silva Cuel
Elenice do Nascimento Silva

 

SUPLENTES